Liberdade e amor!



Geralmente, nos aproximamos e escolhemos estar com as pessoas que possuem os mesmos valores e fatores culturais de identificação. As pessoas  pensam e agem diferente umas das outras, mas não, necessariamente, precisam concordar em tudo para conviverem em harmonia. 

Uma das fontes de  dificuldades de relacionamento é gerada pelo desejo de que  todos pensem e conduzam as suas vidas do que jeito que elas acham que seria melhor. Isso gera grandes conflitos. É preciso entender e aceitar que cada pessoa tem a liberdade e o direito de tomar suas próprias decisões, mesmo que sejam diferentes das decisões que você iria tomar. Isso se aplica nas escolhas de partidos políticos, religião, time de futebol e até nas decisões sobre que curso fazer, em que loja comprar, estilo de vida etc.

Vale a pena refletir sobre os motivos que nos levam a querer dar palpite na vida dos outros. Apesar de que muitas vezes, queremos dar a nossa opinião sobre a vida do outro, na melhor  e mais nobres intenções, cabe lembrar que nem todo mundo está preparado para ouvir a nossa opinião, no momento que nós achamos que ela deveria ouvir. As pessoas nem sempre aprendem e mudam o seu comportamento porque o outro interfere. Às vezes é preciso que elas aprendam com a própria experiência. 

E quem somos nós para saber o que é melhor para o outro? Para entender os motivos do outro? Melhor deixar cada qual seguir seu caminho, sem deixar de ama-los, quando nos são caros. Quando o outro quiser a sua opinião, se existe um vínculo de confiança, ele vai solicitar e, aí, sim, é hora de opinar, mas deixando a liberdade para que o outro faça a sua própria escolha.

Dar liberdade para o outro ser do jeito que é,  é uma forma de amor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa