Pensando bem….sabe que é melhor assim?

E eu toda faceira, agora que sou avó, fui à São Paulo visitar o Martín!

Mas já fui logo prevenida: Não será possível hospeda-la!

-"Como assim???" me perguntaram, "você foi visitar o seu neto e não ficou na mesma casa?"

-"Não", eu respondia com tranquilidade. 

E sabem? Achei ótimo! Fui pro hotel e dormi bastante… coloquei o meu sono em dia! Visitei meus amigos e primas, fiz as coisas que gosto de fazer em São Paulo!

Esse é o novo modelo de maternidade e paternidade. Pai e mãe cuidam juntos do bebê e as avós, que antes ajudavam, agora ficam à parte. Muito melhor assim!

Antigamente o cuidado com os filhos era encargo das mulheres. E como um recém nascido dá trabalho!!! Por isso era papel da avó ajudar… O pai ficava à parte. Nem havia licença paternidade!!!

Hoje os tempos são outros. Os pais, felizmente, estão assumindo o seu papel no cuidado com os filhos, desde antes do nascimento. Participam da gravidez, e até do tradicional chá de bebê, que agora, virou "chá de beber", com a maciça participação masculina. Uma verdadeira festa para comemorar antecipadamente a chegada da criança, receber antecipadamente os presentes, evitando as visitas logo após o nascimento, quando todos estão envolvidos e meio atrapalhados com a chegada do novo participante da família.

Dessa forma, com o pai participativo, o papel da avó, que antes era mais ativo na ajuda aos cuidados, passa a ser não menos necessário, mas diferente.

Na minha visão, como matriarca, nós, as avós, que atualmente temos muitas outras atividades, nos realizamos com a chegada de nossos netos, sim! E que delícia, apreciar essas criaturinhas adoráveis e rever nas carinhas e nos gestos, renascer neles os nossos antigos bebês…

Mas também temos outras realizações. Não podemos restringir nossas vidas apenas a curtir netos, com os risco de nos tornarmos insuportáveis, ansiosas ao extremo, chatérrimas!

Precisamos estar ali, prontas para caso precisem de nós… mas é tão melhor ver que eles, os pais, sabem  cuidar tão bem de seu filho!! É tão bom saber que eles realmente não precisam de minha ajuda… ufa!!! que alívio!!! 

Esse é o novo modelo… e quem ainda não percebeu, está fora de moda… pai que não cuida de filho, que se cuide… daqui a pouco a mãe arruma um "tio"que ele vai chamar de pai… vó que quer dar palpite demais na vida dos netos, também se cuide… os tempos mudaram, no seu tempo era diferente, sim, com certeza… mas quem deve decidir sobre a vida dos filhos, são os pais. 

Assim como não é saudável os pais viverem só em função dos filhos, também não é saudável, os avós viverem só em função dos netos. Na terceira idade é importante buscar outras atividades: esportes, grupos de convivência, artes, projetos sociais etc. Ter seus próprios programas e compromissos…

E os netos?? Visitar, amar, presentear, paparicar… amor nunca é demais… orar por eles e abençoa-los… sem medida! Esse, para mim é o verdadeiro papel dos avós!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa