PSICÓLOGO - PROFISSÃO OU SACERDÓCIO?

"Mas você já faz curativo na alma…" Essas foram as palavras da orientadora vocacional para mim, quando eu tinha 15 anos de idade. Ela havia me indicado o curso de medicina e eu argumentara que não conseguia nem fazer um curativo em outra pessoa. Não suportava ver ferimentos. Mas havia dito a ela que participava de trabalhos sociais da igreja. Nunca me esquecerei daquele dia.  Foi com a saudosa psicóloga Edith Bensusan, que naquela época, ainda nem era formada em psicologia. Foi no ano de 1969. Ela era Orientadora Educacional do então Ginásio Moderno. Anos depois, quando eu mesma estudava Psicologia, foi que Edith Bensusan formou-se Psicóloga.

Edith Bensusan foi a primeira Psicóloga que influenciou a minha carreira, naquele dia, em que eu nem sabia o que era psicologia. E hoje, dia do Psicólogo, quero homenagear a ela e a todos os meus mestres e terapeutas, todos os que influenciaram o meu caminho e que me ajudaram a chegar até aqui.

Foram muitos… não teria como citar todos. Pois além dos professores, desde a Escola Normal, onde começou o meu gosto pela matéria, depois a graduação, depois tantas especializações…

Mas hoje, dia do psicólogo, quero homenagear também as psicólogas Corinta Maciel, minha primeira terapeuta, Christina Freire, que me supervisionou e me ensinou a ser terapeuta e o psicólogo Moacir Rodrigues, meu mestre e analista junguiano que me acompanhou por mais tempo.

Esses quatro, sem desmerecer todos os outros profissionais que também influenciaram o meu caminho, sem duvida, foram os que mais me marcaram e me ensinaram a ser terapeuta.

À Corinta, Christina e Moacir, que eu sei, acompanham os meus escritos, quero mandar o meu abraço no dia de hoje!

O que forma um bom terapeuta não é somente o seu conhecimento cognitivo. Independente da abordagem ou a área com que escolha trabalhar, o profissional ético, competente e coerente, deve submeter-se ao processo de psicoterapia, de análise, mesmo que opte em trabalhar nas diversas áreas da psicologia. Um dos principais instrumentos do psicólogo é a sua própria percepção e para que tenha  segurança para perceber o outro e as situações com clareza é necessário conhecer-se. É preciso investir em seu auto-conhecimento.  "Conhece-te a ti mesmo" É a primeira inscrição no portal de Delfos.

Além da graduação em Psicologia, é bom que saibam aqueles que se submetem aos processos, é longo o caminho que nós os terapeutas percorremos. É necessário um curso de especialização, no início ser supervisionado por um profissional mais experiente, estar sempre atualizado, participar de congressos, estar sempre sendo também cuidado por outro profissional mais experiente. Tudo isso exige investimentos. Por isso, uma hora de psicoterapia, que pode parecer cara para quem paga, na realidade nem sempre corresponde aos altos custos do investimento que é feito pelo psicólogo.

Os planos de saúde não valorizam o trabalho do psicólogo e chega a serem vergonhosos os valores que muitos deles pagam pelos serviços.  Muitos psicólogos trabalham por vocação, como um "sacerdócio"… precisam ter algum outro emprego ou renda, pois não conseguem sustentar-se só com o seu trabalho como psicólogos.

Eu estava neste ponto da minha escrita, quando parei para mudar o título deste post… pois de um relato para homenagear meus mestres e terapeutas, já estava a lamentar as dificuldades, os espinhos da profissão…

Foi quando recebi uma mensagem de um analisando, que transcrevo:
"parabéns pelo teu dia. Dia do psicologo!
Te agradecer pela profissional ética e cuidadosa que vc é!
Médica da alma, que com tuas "alquimias", cura nossas feridas.
Resgata de dentro de nos os"unguentos" que precisamos para seguir bem nossa caminhada.
Deus te abencoe e te ilumine!"

Fiquei feliz!  Apenas feliz! Um tipo de felicidade que vem de dentro, de saber que estou cumprindo minha missão. Que estou realizando o que vim realizar. A vocação que foi identificada aos quinze anos de idade está sendo cumprida. E isso é o que nos faz realizados. Como Maslow coloca, há diversos níveis de necessidades. A penúltima é a de reconhecimento e a última a de realização. Eu considero que já tenho alcançado esse último nível. Pois não são elogios, nem pagamentos, nem riquezas que me realizam, mas quando vejo a transformação do outro, a transformação verdadeira, a alquimia acontecendo, a cura verdadeira, da alma e do corpo, isso sim, me realiza, me completa! Isso sim, nutre a minha alma e me dá a certeza de que o caminho que escolhi trilhar, é o caminho da minha alma, é o caminho que já estava escolhido para que eu trilhasse, antes mesmo que eu soubesse escolher.

Parabéns a todos os psicólogos, formados e a todos os que não sendo formados, o são por vocação! Que Deus nos abençoe em nossos caminhos, enfermeiros que somos de almas, pois o verdadeiro médico, sabemos, não somos nós….

Comentários

  1. Que bom que você mudou o tom da sua escrita, embora ela seja sempre fantástica, em qualquer tom.
    Parabens pelas grandes realizações, que são a realização maior de alguém tão especial.
    Que todos nós, psicólogos, possamos aproveitar este dia para refletir, comemorar, celebrar as alegrias alcançadas num dia a dia árduo mas compensador. Nas diferentes áreas de atuação, estamos curando e ao lado dos que conseguem olhar para si mesmos, de algum modo contribuindo para construir o caminho que cada um faz.
    Continuo, como sempre, adorando sua forma expressiva de contar o que lhe vai na alma.
    Anna Luiza Ramsthaler

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa