A Bíblia que a ditadura levou...

Onde será que está a Bíblia em árabe que pertencia à minha avó Zahia?

Essa é uma pergunta que eu tenho feito.

Lembro-me bem dessa Bíblia que estava lá em casa e foi confiscada em uma das "visitas"à nossa casa, em 64, conforme relatei à jornalista Nara Alves, que escreveu matéria publicada no portal IG:
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-07-20/comissao-da-verdade-pode-ignorar-casos-de-menor-repercussao.html

Concordei em dar a entrevista, não para me fazer de vítima, nem para reivindicar alguma coisa. As marcas deixadas já trabalhei em anos de análise que fiz.

O que me fez dar o depoimento é a Bíblia! A Bíblia que foi levada… a Bíblia que deve  estar em algum porão esquecida…  É uma Bíblia em árabe! Levaram pensando tratar-se de algum livro comunista! De fato: aquele é um livro que fala de socialismo! Não de um socialismo materialista, um socialismo que leva a querer para si! Aquele livro, a Bíblia, fala de socialismo, sim! Fala de justiça e de igualdade! Mas de um socialismo idealista! Um socialismo que leva, por amor ao outro, querer para todos!

Foi na Bíblia, que meu pai, Adelino Cassis, líder sindical, cassado e perseguido pela ditadura, aprendeu com sua mãe Zahia, uma mulher árabe cristã, que veio parar no Brasil, justamente por ser cristã, as bases do socialismo e coerência que pautaram a sua vida!

Aquela Bíblia veio com ela, de navio, no início do século passado! Atravessou mares, trazendo lições de fé, amor e justiça! Mas também, e nisso ela e meu pai eram enfáticos, lições de honestidade!

Meu pai contava que ele queria cursar Direito quando jovem e ela, sua mãe, foi contra. Na sua visão, dizia que "todo advogado mente e crente não pode mentir"!

Meu pai, Adelino Cassis, foi um dos fundadores da CUT no DF e muitos insistiam para que ele entrasse na política. Ele nunca quis. Dizia que esse não era o seu objetivo!

Quando penso na Bíblia que deve estar esquecida em algum lugar desse Planalto Central, lembro que os ensinamentos da Bíblia vem sendo esquecidos por muita gente que chegou ao poder por aqui…

Onde será que foi parar a Bíblia em árabe da minha avó?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa