São João, o Santo do Amor!


Hoje é dia 24 de junho, dia de São João!

Até hoje não entendo porque as moças fazem promessa para o outro santo, quando querem se casar… 

Pelo que sei, é São João quem entende de amor!

De santo mesmo, não posso dizer nada… não fui criada na Igreja Católica! Tinha inveja das minhas amigas pois a missa delas era mais curta que a minha igreja e sobrava mais tempo para brincar. Mas, em compensação, achava a Escola Dominical mais divertida que as missas, que no meu tempo de criança, pelo que sei, ainda eram rezadas em latim. Mas hoje, ainda bem, os tempos mudaram e as igrejas também!

Sempre gostei de ler a Bíblia e de ler as suas histórias, desde o tempo em que me entendo por gente! Desde o Antigo ao Novo Testamento. Não tem livro de saga melhor!

Na adolescência, lia romance, poesia e sonhava  com os Cânticos de Salomão! Quando me separei, me jogaram pedras, e eu me abriguei atrás de Jesus! Na maturidade, busquei sabedoria em Eclesiastes e por toda a minha vida li os Salmos na minha dor!

Mas hoje, dia de São João, o Santo que, para mim, é o Santo do Amor, quero lembrar de uma história que o tal santo contou, que é, para mim,  a melhor historia de Amor!

Havia uma mulher que foi tirar água num poço, pois naquele tempo não tinha essas comodidades que temos hoje. Quem queria água tinha que ir no poço buscar e ainda dava graças a Deus de ter poço e ter água no poço e ter com que tirar água do poço. Chegando lá viu um homem sentado que lhe pediu água. Ela ficou admirada, pois era de Samaria e ainda mulher… duas categorias desprezadas por aquela região. Ela não estava acostumada com aquilo. Ela era uma excluida da sociedade e foi tratada de forma igualitária. O tal homem,  o próprio Messias que estava sendo aguardado, se revelou. Não só se revelou, mas revelou fatos da vida dela: que já tinha tido vários relacionamentos e parece que não tinha muita sorte no amor! Nada diferente do que muitas mulheres vivem hoje em dia, mas naquele tempo isso era um escândalo! 

Eu fico imaginando, lendo a descrição da cena, contextualizando no tempo histórico, como aquela mulher era tratada por todos os homens. Ela devia ser vista como objeto, desrespeitada… Jesus a tratou com respeito! Foi um ato de Amor!

Aquela mulher que entregava seu corpo, carente de amor, recebe o Amor maior, de Graça! 

Tem história de amor mais linda do que essa?

Aquela mulher saiu correndo, contando a todo mundo que tinha encontrado o Messias! Fico imaginando a cena: A alegria daquela mulher! A cura da sua ferida emocional! 

Pela primeira vez, tratada com dignidade, com carinho, com Amor! 

O Verdadeiro Amor de Deus, que nos recebe e nos acolhe, como somos, sem pedir nada em troca… apenas que aceitemos o sEu Amor!

Tenham um bom dia de Amor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa