GERENCIANDO O TEMPO - TECNOLOGIA A NOSSO FAVOR

Queridas amigas e amigos,
Nesses tempos de rápidas mudanças e tantas inovações tecnológicas, temos observados alguns fenômenos que têm se transformado em verdadeiras síndromes.
Não vou me deter nas que atingem os adolescentes, mas naquelas que tenho observado nos próprios adultos, que é o meu público.
Observo que há três tipos de comportamentos em relação à tecnologia:
- aqueles que se negam a utilizar a tecnologia. Ou por que não conseguem acompanhar pelos altos custos, ou porque teimam em querer dizer que são "das antigas", ou porque acham que tudo isso é muito complicado;
- aqueles que acompanham, de forma consumista. Querem ter sempre os últimos modelos de smartphones, tablets, mas fazem uso apenas para jogos, usam as redes sociais apenas para passar o tempo etc;
- aqueles que acompanham as rápidas mudanças, absorvem e estão utilizando adequadamente para o seu trabalho, para contactar amigos e para gerenciar o seu tempo;

Aqui vai o meu recado para cada um dos três perfis:

Para os primeiros: - Usar tecnologia, não é tão difícil como parece... aceitar novos desafios, estimula nosso cérebro, o que é muito importante depois de um certa idade. Não podemos nos acomodar. Nem o corpo, nem a mente. Afinal, a medicina não está nos deixando ir embora tão cedo. E se é para viver muito, que vivamos bem! Quantos aos custos, não precisa seguir tanto a onda. Como estão sempre lançando modelos novos, há boas ofertas de aparelhos ainda bem atualizados. Procure algum curso para iniciar seu conhecimento. Todo universo novo assusta um pouco no início, mas depois que você conhecer essa nova linguagem, vai verificar o quanto é bom estar conectado com o mundo.

Para os segundos: Tecnologia é uma "faca de dois gumes"! Redes sociais, podem aproximar você das pessoas que moram longe e que você não tem como encontrar sempre, mas cuidado! "Nada em excesso"! Pode afastar das pessoas que estão mais perto de você! Não utilize a internet e as redes sociais, como um refúgio para evitar os conflitos com as pessoas que estão ao seu redor. A melhor convivência, a mais gostosa, é aquela em que a gente pode sentar, conversar, "cara a cara", "olho no olho", pode se abraçar! É muito chato conversar com uma pessoa, que ao invés de olhar para você, está com os olhos no celular jogando...

Para os terceiros: É isso aí! Vamos utilizar a tecnologia a nosso favor! Tirar bom proveito para economizar o nosso tempo e poder aproveitá-lo melhor. Assim, teremos mais tempo para o lazer, para a família, para conversar pessoalmente com nossos amigos e família!

Tenham um bom dia, com essas reflexões sobre relações humanas,  que posso fazer, através da tecnologia, de minha casa, assim que acordei, gastei menos de meia hora e minhas amigas e amigos, clientes e ex-clientes poderão receber esse recado daqui a pouquinho!!!

Meu afetuoso abraço de longe a todos, já que não posso abraçá-los de perto agora!
Dulcinéa

Comentários

  1. Há alguns anos tive uma experiência que quase me levou do segundo para o primeiro grupo. Percebi que não estava dando conta de acompanhar a evolução de uma determinada tecnologia e fiquei tentado a jogar tudo para o alto. Foi exatamente naquele momento que percebi que não dava conta de acompanha porque eu queria saber de tudo e que para mário sair de um perfil "antenado" para o "flashing generation*" deveria ter foco. Hoje acredito que estou entre o segundo e o terceiro perfil.

    *Flashing generation: designação para o grupo de pessoas que não ajustava o relógio do vídeo cassete (por não querer ou não saber como). O resultado era que o aparelho constantemente piscava (to flash) marcando "12:00".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa