GERENCIANDO O TEMPO - APRENDENDO A DIZER "NÃO"

Queridas amigas e amigos,

Aqui vai mais uma dica para aprender a gerenciar o tempo, essa preciosidade, que está cada vez mais rara hoje em dia!

Aprender a dizer uma palavrinha tão simples, mas tão difícil de dizer: "NÃO"!

É sempre assim: estamos sempre com muitas coisas para fazer e o outro chega de mansinho,  vai pedindo com aquele jeitinho e não sabemos como negar. E ai... caímos na armadilha! Aceitamos a incubência de fazer algo que, já de antemão, sabemos que não teríamos tempo para fazer. E, certamente, teremos que sacrificar o nosso tempo de lazer, o tempo com nossa família, com nossos amigos, o nosso tempo de descanso, o nosso tempo de meditação,  o nosso tempo com Deus!

Porque essa dificuldade de dizer um singelo NÃO???

As causas são muito diversas, mas, a mais comum que podemos citar, sem medo de errar, é a necessidade de aceitação. Pessoas que necessitam  serem aceitas pelos outros tendem a ter mais dificuldade de dizer NÂO!

É como se elas temessem perder o amor do outro. E de fato correm esse risco. Mas, se o amor do outro for verdadeiro, certamente ele entenderá que a negativa foi por uma causa justa. Amigo de verdade entende as razões do outro. Mas se for "amigo" só por interesse, a hora que você não puder atende-lo, ele vai virar as costas para você. E aí eu pergunto:  será que vale a pena manter esse tipo de "amigo"?

São algumas reflexões para o dia de hoje. Que possamos refletir sobre  o assunto. Até que ponto eu estou me deixando levar pelas expectativas dos outros, sem levar em consideração as minhas próprias necessidades, meu próprio tempo, meus proprios projetos? Fica para você pensar...

Meu afetuosos abraço,
Dulcinéa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa