IRONICAMENTE FALANDO...

Ironicamente falando...
Essa frase foi dita pelo meu pai, nos seus últimos dias de vida, internado numa UTI. Foi dita diante da afirmação dos profissionais que o acompanhavam, de que ele estava "bem".Ele, que parecia meio sonolento, abriu os olhos e disse, claramente: "ironicamente falando"...
Ao mesmo tempo que criticava a fala ironica da equipe médica, o fazia de maneira ironica.
Esse é um dos problemas que nossos idosos têm enfrentado no final de vida. A medicina consegue, sim, prolongar a vida, com toda a tecnologia existente hoje, mas não consegue, na maioria das vezes, proporcionar qualidade. E assim é que, com tristeza, acompanhamos os últimos dias de nossos queridos idosos em UTIs, entubados, cheios de agulhas espetadas em seus corpos, muitas vezes com traqueostomia, sem ao menos poder falar, sem poder dizer as últimas palavras que desejaria para os seus entes queridos.
A família fica, sem saber o que está acontecendo. O que significa "estar bem", se ele, aos quase noventa anos, encontrava-se internado numa UTI de hospital?Ironicamente falando, talvez seja porque está mais próximo dos céus...
Também em outros setores da vida, afirmaçoes são relativas e confundem os leigos. O que é bom ou ruim para a nossa economia? O dolar subir ou abaixar? As ações estarem em alta ou em baixa? Tudo é relativo!
Esses são os dois lados da moeda. A vida é como uma gangorra, há momentos em que estamos lá em cima, outras vezes estamos lá embaixo. Sofre quem não entende isso. Sofre quem não percebe que há momentos de alegrias e momentos de tristeza.
Tudo tem o seu tempo nesta vida, como dizia Salomáo. "Há tempo de espalhar pedras e tempo de juntá-las. Há tempo de sorrir e tempo de chorar... Há tempo de guerra e tempos de paz!"
Ironicamente falado.... Em que tempo estamos hoje?

Enviado via iPad

Comentários

  1. Dudu, esse tal de "bem" me incomoda profundamente, sabia? Quando a Carolina (filha da Zenaide) morreu, uma pessoa chegou no cemitério e me cumprimentou: "Tudo bem?". Eu falei: NÃO! E depois desse dia, tento tirar essa pergunta da minha vida, e, quando fazem para mim, sou das chatas que responde a verdade. Estar bem na UTI é impossível, claro. Ironicamente falando.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da crônica e de tudo que foi narrado nela. Já passei por esta experiência e demorei a entendê-la. Os leigos são mais emotivos e os profissionais de saúde muito racionais e difíceis de lidar nestes momentos difíceis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa