DURALEQUES SE DE LEQUES

DURALEQUES SE DE LEQUES
A frase foi escrita, assim mesmo, nas colunas de concreto da Câmara dos Deputados, à época de sua construção, em 1959. Assim diz a notícia! Foi escrita por um dos operários, um "candango"!

Lembrei do meu tempo de criança. A frase em latim, "dura lex, sed lex", significa: a lei é dura, mas é lei! Mas nós, levados pela propaganda da época, brincávamos com a rima: "dura lex, sed lex, no cabelo só Gumex".

Nada mais oportuno nestes tempos, este achado! A frase estava lá, escondida, mas na base de sustentação do Congresso Nacional. As palavras estavam esquecidas, mas na semana passada foram encontradas! Parece um tesouro escondido que é encontrado no momento em que mais se necessita dele.

Nestes tempos em que práticas escusas, que parecem até já se tornarem habituais, vêm a tona, nada mais oportuno este achado! É preciso sempre lembrar: a lei é dura, cuidado com ela! Mais cedo ou mais tarde o que está escondido será achado. A verdade será revelada! E aí, a esperança de todos nós cidadãos honestos, é de que o mal não ficará impune. A lei é dura! Mas é lei!

Sábias palavras daquele operário, talvez pouco letrado pela forma como escreveu... Enganam-se aqueles que pensam que por não escrever corretamente o latim, aquele operário seria um "analfabeto funcional" como se diz hoje em dia. Aquele candango sabia muito bem o significado da expressão e tinha plena consciencia e esperança de que aquelas colunas de concreto sustentariam não só um prédio, mas a soberania de um povo ali representado.

Hoje vivemos um tempo em que vemos desmoronar-se as colunas da moralidade esperada de nossos representantes. Moralidade virou exceção na política.

Analfabeto funcional é quem pensa que "dura lex, sed lex" é apenas rima para gumex...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa