YOLANDA! Exemplo de fé, coragem e amor!

















Um Pendão Real, vos entregou o Rei, Senhor dos Altos Céus!”

Esse é o hino que minha mãe Yolanda mais citava quando nos contava a história de como toda a sua família passou a frequentar a Igreja.

 “Corajosos, firmes!”

Essa sempre foi a marca de Dona Yolanda!  

 Lembro-me um dia, quando eu, menina, chorava porque pensava ter sido picada por um barbeiro. Ela tranquilamente me falou: “- Néa, o barbeiro transmite uma doença em que a pessoa pode morrer a qualquer momento. Mas todos nós estamos sujeitos a morrer a qualquer momento, até, às vezes, atravessando uma rua...”.

Essa cena ficou marcada em minha lembrança de criança. Passei a pensar e enfrentar a possibilidade da morte, sabendo que essa decisão não é nossa, mas de nosso Pai Celeste. Passei a saber que cada minuto de nossa vida é precioso. Que a vida deve ser vivida em sua plenitude, pois cada dia pode ser o último de nossa existência aqui na Terra.


Essa foi a grande lição que, para mim, ela nos ensinou. Naquele dia, e em toda a sua vida!  Enfrentou corajosamente todos os desafios, sempre mencionando o nome de Deus.  As frases que sempre ressoam na minha lembrança:

-        “Podem entrar, os senhores só encontrarão crianças dormindo e muita fé em Deus”, disse ela, ao abrir a porta de nossa casa àqueles que procuravam por meu pai, quando do Golpe de 64.
-        “Ausência de notícia é notícia boa”, durante os dez anos em que nosso irmão mais velho, Paulo, estava vivendo na clandestinidade, também perseguido pela ditadura. Ela permanecia confiante de que, em qualquer lugar que seu filho estivesse, ele estaria sendo cuidado pelo Pai Celeste.

 Foi em 1965 que fomos para a Igreja Metodista. Com as dificuldades financeiras da família, ficava difícil pagar passagens de ônibus para continuarmos a frequentar a Presbiteriana. -”Não tem importância, - disse ela -  vamos para a Metodista, que dá para ir a pé”. Nada a impedia de levar os seus filhos à casa de Deus.

 Foi assim que Dona Yolanda criou os seus seis filhos, sempre se dividindo entre o magistério, onde alfabetizava crianças, e os cuidados com a família. Enfrentava todos os tipos de provações de sua fé,  sempre confiante nos cuidados do Pai!

E essa fé, essa esperança, essa coragem e o amor que sempre teve por todos nós, foi o que a fez lutar nos 75 dias em que esteve internada na UTI.

Ela não podia se expressar por palavras, mas transmitia através do seu olhar e da sua luta, a grande força de vontade de continuar vivendo conosco. Não por ela, sabemos, mas pela certeza que ela tinha do quanto ela era importante para todos nós!

Hoje ela está junto ao Pai, que a recebeu com alegria!

Combateu o bom combate! Completou a carreira e guardou a fé!”

Hoje ela está descansando!

Não temos mais a sua presença, mas ficam as marcas da sua vida entre nós.

Fica a lembrança do seu carinho!

Ficam as marcas da sua coragem!

Fica a certeza do seu imenso amor por nós!

Ela nos deixou uma herança preciosa!

 A herança da sua FÉ!


Minha homenagem a minha querida mãezinha, Yolanda Ramos Cassis que partiu na manhã do dia 24 de agosto para junto ao Pai.

Nasceu em Catanduva - SP, em 27 de março de 1924. O pai, João Ramos da Silva era oleiro e fazia tijolos. Com os tijolos se construíam casas, igrejas e escolas. A mãe, Maria Ignácia Grilo, fazia crochê. Ponto a ponto, entrelaçava fios e vidas. 

Penúltima filha entre oito irmãos, foi normalista e professora. Em Brasília, lecionou nas históricas Escola Classe Metropolitana e Escola Classe 114 sul, onde, alfabetizando crianças, dava-lhes a luz da sabedoria: o acesso ao conhecimento através da leitura.

Conheceu o Evangelho, ainda menina, através da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Catanduva. Casou-se em 1945 com Adelino Cassis, líder de mocidade na igreja e funcionário do Banco do Brasil. 

O casal teve seis filhos: Paulo Sérgio (1946-2005), Mariza, Flávio Augusto, Dulcinéa, Luis Carlos e Márcia. De seus filhos e filhas, nasceram 13 netos, e até agora um casal de bisnetos.

 Acompanhando o esposo, residiu em várias cidades do interior de São Paulo até mudarem-se para o Rio de Janeiro, em 1954. De lá, vieram para Brasília, em 1962. O golpe militar de 64 atingiu duramente a família. Adelino, que era líder sindical, foi demitido do Banco do Brasil e teve seus direitos cassados. Além das dificuldades financeiras enfrentadas pela família, foi necessário superar a dor de ter seu filho primogênito, Paulo Sérgio, também perseguido pela ditadura. Ele viveu na clandestinidade desde 1968, quando recebeu ordem de prisão na época da invasão da UnB, até 1979, quando houve a anistia. 

A partir de 1965, Yolanda e seus  filhos,  passaram a frequentar a Igreja Metodista da Asa Sul, em Brasília, onde era membro ativa da Sociedade de Mulheres e contribuía sempre com a confecção de enxovais e peças para o bazar.

Quando se aposentou como professora, incluiu em sua rotina aulas de natação, prática de hidroginástica e caminhadas diárias. Sempre preocupada em preservar sua saúde, além dos exercícios físicos, era disciplinada em seus exames preventivos e seguia sempre as recomendações médicas.

Fazia tricô, crochê e bordava, presenteando as pessoas queridas com suas lindas peças.

Foi uma cozinheira de mão cheia. Aprendeu com a sogra, libanesa, os segredos da cozinha árabe, que passou para as suas filhas, filhos e noras. Seus quibes, coalhada, homus, charutos, arroz e sopa de lentilhas eram conhecidos pelo seu tempero especial:  o tempero do amor!

Sua lembrança e seu exemplo permanecem eternamente em nossos corações!


Na foto, de 2009, aparece com seu primeiro bisneto, Pedro. Yolanda olha o bisneto, que contempla o céu. Sua descendência projeta para o infinito os frutos de sua fé, coragem e amor!

Comentários

  1. A quem honra, honra. Esta sua justa e delicada homenagem para sua mãe, Dulcinéa, ressoou profundamente em meu coração. Uma história com similaridades com a biografia de minha mãe e família, também com histórico protestante, presbiterianao, luta politica, enfrenatmento do período ditatorial e fidelidade à Deus.
    A saudade da mãe e dos que partiram fortalecerá ainda mais nossa expectativa do reenconro na eternidade, na presença de Deus. Ai teremos toda a eternidade para uma existência plena, amorosa, feliz.
    Ageu Heringer Lisboa,

    ResponderExcluir
  2. Dulcinea, Sua Mãe é um Grande exemplo de mae, mulher, avó e todos os papéis aos quais a Vida lhe solicitou.
    Cumpriu com sua missao!
    Cumpre a Ti levar adiante agora seus ensinamentos.
    Caloroso abraço.
    Sandra Saugo

    ResponderExcluir
  3. Minha cara amiga Dulcinéia,
    Lamento muitíssimo a partida de sua mãe.
    Com certeza ela é uma preciosidade que
    está na presença do Senhor, cuidando de
    nós. Sua lembrança alimenta os familiares de
    alegria, paz e amor.
    Muita força para você e para os seus. Abraços
    com carinho. Penha Nery

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA DULCINEIA
    QUE HOMENAGEM LINDA ESTA! EMOCIONOU-ME MUITO!O SORRISO DA TUA MAMI NESTA FOTO PARECE TRANSMTIR OQUE VC FALA DELA. QUE LINDAS E MARCANTES DIFERENÇAS ELA FEZ NESTA VIDA !ENTENDI MAIS A TUA ENERGIA E GARRA NA VIDA! UMA PARTE VEM DESSA GENETICA E DESSAS LIÇOES QUE SAO A VIDA DE YOLANDA. O CHICO TEM UMA MUSICA LINDA CHAMADA YOLANDA. VC DEVE CONHECER!? E LEMBREI DE UMA YOLANDA QUE MORREU LUTANDO NA ERA DITUADURA .....ESSAS YOLANDAS...QUE MARAVILHA CONHECE-LAS! QUE PRIVILEGIO TER VIVIDO COM ELA!
    RECEBA MEU CARINHO ENORME. ESTAREI AI ESTE FINAL DE SEMANA N INTERPSI. VOU TENTAR TE LIGAR. UM BEIJO GRANDE.

    ResponderExcluir
  5. Dulcinéa, que depoimento emocionante!!!!
    Tenho certeza que o mesmo Deus que sempre acompanhou sua mãe e toda a família dará a vocês o consolo nesse momento de dor e saudade, mas de esperança de um dia estar com ela.
    Beijo no coração,
    Sandla

    ResponderExcluir
  6. Querida prima irmã e amiga ,
    Estou com os olhos molhados e sentindo em meu coração uma grade gratidão a este ser humano especial que é a Tia Iolanda e que sempre me recebeu muito carinhosamente em sua casa em Brasília .
    Tenho um profundo amor por sua memória desde nossos natais em Ribeirão Preto ,e esta avó que ensinou a ela as boas comidas do Libano também nos deixou esta herança.
    Mando meus sentimentos a toda família e um abraço especial ao Tio Adelino seu companheiro .Força e luz para todos !!!!.
    com carinho ,
    Silvia Helena Cassis

    ResponderExcluir
  7. Linda mensagem. D. Yolanda me ensinou muitas coisas na minha vida. Foi sempre um exemplo a ser seguido, como professora, mãe e cristã. Sempre tive muito orgulho de ter sido aluna dela. Em seu último aniversário, comentei que, agora de volta a sala de aula, seguia os passos da colega mais antiga, tratando meus alunos com respeito e muita mansidão. Aprendi na pessoa dela, também, amar toda sua família. Quen Deus console a todos.

    ResponderExcluir
  8. A Família Cassis,

    Fiquei muito emocionada ao ler sua homenagem. Vc foi mui feliz em suas palavras, pois sintetizou com muita clareza a pessoa fantástica que "é" dona Iolanda. Esta semana quando do nosso Evangelho oramos para que ela estivesse sendo recebida com muita luz na sua nova morada e comentávamos da pessoa tranquila, amorosa, gentil e sempre tão desprendida de tudo. Para nós família Costa ela deixou uma lembrança de generosidade e amor, e a felicidade de ter podido compartilhar do carinho e da companhia dela por todos esses anos. Namastê

    ResponderExcluir
  9. Dulcinéia

    Sinto muito pela passagem de sua mae, porém consigo ver as marcas dela em sua vida pelos seus relatos e tambem consigo sentir que ela sim esta na casa onde sempre desejou estar... sim, depois de combater o bm combate descansará realmente em paz...
    que esta mesma paz seja sua companheira.
    abração
    karim

    ResponderExcluir
  10. Néa,
    Parabéns pelo texto e pela emoção ali transmitida. Parabéns a Dona Yolanda pela grandiosa missão cumprida. Felizes aqueles que conheceram e conviveram com pessoa tão especial.
    Bjo.
    Jenilda.

    ResponderExcluir
  11. Querida Dulcinéia,
    Me solidarizo com vc nesse momento de dor e pesar.Peço a Deus que lhe dê a consolação necessária para vivenciar o luto e a elaboração da falta de sua querida mãe, que, sem dúvida, deixou um grande exemplo humano.
    Mes sentimentos são extensivos a seus familiares.
    Um abraço,
    Luciane Zanella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caxias do Sul, 22.10.2012.

      Boa tarde, Dra. Dulcinéa :

      E como prova aí está o meu singelo testemunho de aluno, do primeiro ano, em 1963/1964,em Brasília, onde recebi as luzes, da moral, da inteligência, da filosofia, dadas no exercício de professora querida e amada. Os relevantes serviços que nos prestou estão imortalizados. Que Deus lhe abençõe sempre, devido aos seus elevados atributos morais e intelectuais, tendo atuado com humildade e progresso social, com Beleza e Bondade. Paz e Luz. Cláudio F. Rosa Machado, Engenheiro Perito. Caxias do Sul-RS. 54- 3221.43.66- 54. 99713167.

      Excluir
    2. Caxias do Sul, 22.10.2012.

      -Dra. Dulcinéia :

      (...) sempre rememoro a personalidade inteligente, bondosa e amiga,que fundamentou a trajetória da querida professora YOLANDA RAMOS CASSIS. Cláudio Machado. Engenheiro-perito. Caxias do Sul-RS. 3221.43.66- 54 - 99713167.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa