CARTA AO LEITOR

Andei meio quietinha esta semana... Como diz a Neca, andar de avião também cansa!

Fiquei cansada sim... Não pensei que seria dessa forma: ousadia essa minha a de lançar o "Bola de Cristal" simultaneamente em todas as principais cidades leitoras do Brasil! As outras capitais que me desculpem, mas não tenho mais fôlego para viajar. A Eleni, lá de Manaus, me perguntou: - 'Quando você vem para cá?'
A Beatriz deu a ideia: - 'Porque você não vai para Aracaju?'
Bem que eu gostaria de conhecer a capital Amazonense, pois até hoje nunca fui lá. Ficaria feliz também em rever os amigos sergipanos... mas, por enquanto, ainda não dá. Encerrei a turnê de lançamento, mas ainda há muito trabalho me esperando...

Fazendo um balanço, o começo foi ótimo! Em Brasília, graças à presença de tantos amigos, família e clientes, o lançamento superou minhas expectativas. Entre cerca de cem pessoas, apenas um leitor era desconhecido para mim. Todos os outros eram conhecidos e havia uma amiga de outra amiga. Ou seja, apenas 2% de novos leitores. No encerramento e na palestra na Livraria Cultura (quem não foi, perdeu!) quase metade da platéia era desconhecida para mim (a bem da verdade, não era tanta gente assim...). Em Porto Alegre, Rio e São Paulo, também conheci gente nova!

Quando fui à editora para, emocionada, receber os primeiros exemplares, Navarro, o editor, me falou: - 'Agora é que o trabalho começa! Editar um livro é fácil. O difícil é colocá-lo no mercado literário'. E isso eu senti mesmo! Fiquei sabendo, na Saraiva de São Paulo, que por semana chegam cerca de novos 200 títulos, entre livros,CDs e DVDs. Em Brasília, generosas, as livrarias deixaram o livro exposto na vitrine por mais tempo, mas, na Saraiva de São Paulo, no dia seguinte já estava só na prateleira... de crônicas! Na Cultura, em Brasília, não sei se ainda está exposto, mas, antes da noite de autógrafos, o livro estava em Psicologia.

Ao menos isso: o «Bola” está sendo considerado um livro de crônicas e de psicologia. Prefiro assim: mesmo querendo que o livro faça sucesso, melhor que seja classificado como de crônicas de psicologia. Tinha medo que ele fosse considerado livro de auto-ajuda. Ou pior, devido ao título metáfórico e literário, fosse classificado como livro de adivinhação e misticismo.
Não tenho nada contra essas categorias, mas não foi essa a minha intenção ao escrevê-lo!

Os próximos passos: enviar os prometidos e-mails a todos que foram aos lançamentos, com as suas fotos; atualizar minha lista de e-mails; enviar exemplares para pessoas formadoras de opinião (me sugeriram enviar para a Ana Maria Braga); divulgar nas escolas; criar um site; etc, etc, etc... Ufa! Fiquei cansada só de pensar!!!!

Sinceramente, não pensei que a vida de escritora seria tão agitada. Fico aqui, sentada, com meu notebook à frente, brincando de quem não trabalha, mas, sem perceber, trabalhando... E muito! Fora toda essa rotina de divulgação do livro, preciso continuar escrevendo, aperfeiçoando a minha escrita, sem deixar o consultório, minha primeira paixão e fonte de inspiração.

Por tudo isso, quero agradecer a todos o apoio que tenho recebido! O mais importante, para mim, foi o carinho com que sempre fui acolhida pelos leitores, a presença dos amigos nos eventos, a manifestação dos que, além de terem comprado, leram o livro e voltaram para dizer que gostaram. Ontem, no Brasília Shopping, encontrei a amiga Geni com sua neta Luisa, que é psicóloga. Com brilho nos olhos, Luísa me contou que leu, gostou e passou adiante. Emprestou para a mãe, que já leu e recomendou... gostei do comentário da Luisa: 'é um livro para presentear!'

Com certeza! Um livro que veio para mim como um presente, na inspiração do Encontro com toda a gente. Veio de presente para mim, e vai de presente para você...

A todos, minha gratidão. Eterna!

Beijos,

Dulcinéa

Comentários

  1. Cara Dulce,
    Só agora parei pra refleti um pouco e tentar falar alguma coisa pra você e do seu livro. Como você sabe, viajei pra Portugal e só depois que cheguei fui lê-lo. Gostei muito, suas crônicas falam do nosso cotidiano e da simplicidade da vida, de uma maneira leve e gostosa.Os temas, os mais variados,tem tudo a ver com nossas vidas e nossas escutas. Parabéns e obrigada pelo presente.
    um grande beijo da sua sempre amiga
    GRAÇA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa