SE OUTROS PODEM, PORQUE EU NÃO POSSO TAMBÉM?

Ontem, enquanto fazia mil coisas, eu ouvia um documentário sobre Clarice Lispector que passava na TV.

Uma frase, dita por ela numa entrevista que está arquivada no Museu da Imagem e do Som, chamou minha atenção.

Ela falava que, quando criança, adorava ler. Ficava encantada com os livros e achava - mais ou menos isso o que ela dizia... - que os livros brotavam do nada... Até que um dia ela descobriu que, por trás das linhas escritas, havia uma pessoa, o autor. Então, ela pensou, se alguém pode, eu também posso! E foi assim, na visão da própria Clarice, que nasceu a escritora.

Acordei hoje pensando nessas palavras. "se o outro pode, eu também posso!” Se o outro consegue, porque eu não conseguiria também?

É claro que, como estreante nesse papel de escritora, identifiquei-me com esse depoimento e guardei essas palavras em minha mente e em meu coração.

Vou guardá-las para sempre, num lugar bem seguro, para não correr o risco de perdê-las. Ao mesmo tempo, quero compartilhá-las com todo o mundo!

Que sabedoria! Se outros podem...eu posso também...

Essa frase - cuidado! - pode ser interpretada tanto para o bem como para o mal!

Pessoas com uma formação ética debilitada poderão usar essa frase para justificar ações não muito honestas... é o famoso "Gérson", que numa certa época do passado era famoso: aquele que não via nada de mais em ultrapassar os limites do que é lícito: "se outros cometem pequenos delitos, porque eu também não posso praticá-los?"

Outro aspecto negativo é o que leva a maioria das pessoas ao consumismo exagerado: "se outras mulheres podem comprar uma bolsa de R$ 5 mil, porque eu não posso também? Se outros podem andar de carro importado, do ano, porque eu não?" Esse é um dos maiores perigos que nos acomete atualmente: o excessivo apelo para o consumo, além das nossas posses. Tenho visto muita gente enrolada em dívidas por não resistir aos apelos da nossa atual sociedade de consumo.

Mas o que desejo ressaltar hoje é o aspecto positivo dessa afirmação: "se outros podem, eu também posso". Se outros conseguem, eu também posso conseguir!

E isso se aplica a várias áreas: no terreno profissional, no terreno afetivo, na qualidade de vida...

Se outros podem seguir a carreira para a qual são vocacionados, porque eu não posso também?

Se outros podem encontrar um parceiro, constituírem uma família equilibrada e feliz, porque eu não posso também?

Se outros podem ter uma padrão de vida confortável, porque eu não posso também?

Se outros têm tempo para a prática de atividades físicas, porque eu não tenho também?

Se outros podem manter uma alimentação saudável e equilibrada, porque eu não posso também?

Se outros podem ter amigos verdadeiros, porque eu não posso também?

Se tantas pessoas podem amar e serem amadas, porque eu não posso também?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa