O Caminho das Indias e do Insconsciente Coletivo

E a novela terminou!

Teve até gente que não foi ao lançamento do "Bola", no Rio, por causa do último capítulo da novela.. Tudo bem! Não ouso concorrer com a Glória Perez! Que, aliás, nos brindou com uma linda viagem pelas Índias...

Uma viagem pelas paisagens cativantes, que nos fez - até eu que não andava mais ligada em novelas... - parar na frente da Globo para assistir ao desenrolar da trama.

A trama que trouxe à luz os preconceitos da sociedade em relação aos transtornos mentais, mostrando a realidade, diferenciando psicose de psicopatia.

Mas o tema central da novela foi resumido pelo personagem Chankar, representado por Lima Duarte: "O bem e o mal têm que estar sempre juntos para que o homem possa escolher. E o campo de batalha é a mente humana".

A novela retratou o bem e o mal, tanto no oriente, como no ocidente. Falou do preconceito, tanto no oriente, como no ocidente. Porque o bem e o mal não estão só no Brasil, nem só na Índia. Nem só em governantes, nem só nas populações marginais.

O bem e o mal estão em nossas mentes. Para a Psicologia Analítica, o mal está no Inconsciente Coletivo. É o arquétipo da Sombra!

Uma outra novela, "A próxima vítima" - lembram? -, definiu de forma simples e popular o que é a Sombra: "Todo mundo tem um lado que não nos deixa fazer papel de bobo na vida"...

Fazer o quê, então? Todos somos bons e maus...

Mas, para ser bom é preciso tomar consciência do nosso lado mau, do nosso lado sombrio. Só assim, conscientes do nosso potencial também para o mal, podemos dominá-lo, podemos controlar os nossos desejos e impulsos sombrios!

Ou seja, só reconhecendo que somos maus conseguimos trazer nossa luz à tona!

Só reconhecendo nosso lado mau é que podemos ser bons!

Comentários

  1. É verdade, só conhecendo nosso lado mau, podemos conviver com ele e controlá-lo, se for o caso.
    Muito boa a crônica, ótimo link com o folhetim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida Dulcinéa, todos temos o bom e o mau dentro de nós, é verdade, mas como fazer para conhecer este lado mau, e se tivermos receio de conhecer este lado mau, por o temermos..rs
    Adorei a sua postagem, como todas as postagens!

    Beijo enorme,

    Irene Linkevicius

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa