DEITADO EM BERÇO EXPLÊNDIDO, ÀS MARGENS DO IPIRANGA...

Neste 7 de setembro, abri o Twitter e estava lá a dica da jornalista Roseann Kennedy de um vídeo imperdível no Youtube: a cantora Vanusa cantando o Hino Nacional em tom dopado e totalmente “criativo”.

Achei interessante, por ser hoje 7 de setembro, “Dia da Pátria”. Dia de desfile da Independência!

Minhas lembranças percorreram a minha infância, quando eu ia com alegria ao Eixão (o Rodoviário, naquela época) assistir às comemorações do 7 de setembro. Lembrei de Dona Alita, diretora da Escola Classe 114 sul, que nos fazia cantar, sozinhos e em posição de sentido, diante de seus olhos e ouvidos atentos, o Hino Nacional, inteirinho e sem nenhum erro. Pelo visto, a Vanusa não estudou na 114...

O fato é engraçado, mas fiquei pensando em seu significado: não sabemos mais cantar o Hino Nacional! Antigamente se cantava com orgulho!

Na época da Ditadura, todos nós cantávamos o Hino Nacional com emoção e com o mesmo sentimento: o de defender a Pátria. Não importava em que lado você estava, se Esquerda ou Direita. Só que 'defender a Pátria' tinha significados diferentes, conforme o lado em que se estava...

Hoje, parece que Vanuza, cantando o Hino Nacional meio dopada, protagoniza a Nação Brasileira: meio dopada em meio a tantas ameaças internas de roubarem à nossa Pátria.

Ameaça que não vem de grande potências, como antes, quando se disputava não o território, mas as mentes, o maior tesouro de um povo.

A maior ameaça hoje é a do roubo interno. Do roubo do nosso Tesouro, através de manobras secretas que, como os roedores, entram sorrateiramente e subtraem, em pequenas parcelas, o que foi construído pelo suor dos rostos de trabalhadores honestos. Esta sim, tem sido a maior ameaça que estamos sofrendo!

E, diante disso, parece que todos se esqueceram como se canta o Hino Nacional... ou, quem sabe, aqueles que ainda tentam cantá-lo precisam dopar-se para criar-lhe uma nova versão!

Para assistir o vídeo: http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/erro-deu-certo-496754.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa