PEQUENAS ATITUDES FAZEM GRANDE DIFERENÇA

Algumas pessoas me perguntam como foi o processo de publicação do livro Bola de Cristal.

A história começou com o blog. Publicava crônicas, sem muita pretensão. Um dia, por ocasião da comemoração de meu aniversário, imprimi uma seleção das crônicas publicadas no blog, encadernei e presenteei algumas pessoas que eu sabia não terem acesso à internet, como meus pais, por exemplo. Quando percebi, tinha quase um livro.

Foi aí que resolvi ir atrás de uma editora que o publicasse. Inscrevi os originais num site que tem o objetivo de promover o encontro entre autores e editores. Paguei uma quantia para isso. Alguns editores se interessaram em publicar o livro... desde que eu bancasse todas as despesas. A que mais me chamou a atenção foi a que sugeriu que eu pagasse as despesas de edição e impressão e eu receberia 10% do valor da capa.... para mim, essa era uma proposta indecente.... Eu pensava: se for para pagar todas as despesas, não preciso publicar livro algum, pois o blog já é uma forma de divulgação de minhas crônicas.

Mas, essa e outras propostas me fizeram pensar na possibilidade de, publicando por conta própria o livro, colocar em consignação em alguns lugares. Eu pensava que isso seria possível; não imaginava o quanto é caro um espaço para se expor um livro.

Foi aí que eu entrei na Siciliano do Liberty Mall, onde tenho consultório, para perguntar como essas coisas funcionam. O vendedor chamou a gerente para conversar comigo.

Ela então me sugeriu que procurasse a LGE, que é uma editora de Brasília. Mostrou-me outros livros editados pela LGE. Eu gostei da qualidade e enviei o original para a editora. Rapidamente obtive uma resposta positiva. O resto da história vocês já sabem....aí está o Bola de Cristal!

Nunca esqueci daquela gerente! Não lembrava o nome dela, mas a atitude que teve foi fundamental para todo esse processo. Ela parou o seu trabalho para me dar atenção naquele momento.

O lançamento foi marcado para a maior loja da Saraiva de Brasília. A Saraiva comprou a Siciliano e, desde então, investindo mais, vem reformando e dando novo formato às suas lojas. A Saraiva do Pátio Brasil, em Brasília, é uma Mega Store – o padrão da Saraiva, que oferece todos os seus produtos, hoje não somente livros, mas papelaria, informática e outras tecnologias também.

Lá também fui muito bem recebida. A gerente da loja, Lilian, me recebeu bem, deu dicas importantes para o lançamento, indicou buffet para o coquetel etc. O lançamento foi um sucesso, graças ao atendimento que recebi dela e de toda a sua equipe.

Ontem, como troquei de smartphone, estava fazendo uma revisão na minha lista de contatos.... adivinha o que eu descobri: o nome daqela gerente da livrariado Liberty que me indicou a LGE!

E sabe o nome dela? Lilian! Foi ela quem trabalhava na pequena loja do Liberty Mall e hoje é gerente da maior loja da Saraiva em Brasília.

Eu, que sou também psicóloga organizacional e do trabalho, posso entender bem porque a Lilian foi promovida. Certamente aquela pequena atitude que ela teve no atendimento que me deu no Liberty há dois anos não foi isolada. Imagino que é um comportamento contumaz. Imagino que ela sempre atendeu bem todas as pessoas que entraram na loja. Por isso cresceu como profissional.

Nessa história todos saíram ganhando. A Lilian cresceu na empresa, eu publiquei um livro, a LGE descobriu uma escritora, a Saraiva tem em mãos um bom livro para vender e todos vocês têm a oportunidade de ler e presentear um bom livro!

A atitude da Lilian me lembra um jargão que sempre usamos nos cursos de desenvolvimento nas empresas: Pequenas atitudes fazem grande diferença!


À Lilian e sua equipe, à LGE e à Saraiva, minha gratidão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa