SAINDO UM LIVRO QUENTINHO DO FORNO...

Só hoje percebi... já faz quase um mês que não publico crônica alguma no blog.

Alguns leitores estranharam: O que está acontecendo? Por que parou de escrever?

Obrigada pela preocupação... é um sinal de carinho e atenção.

Ando envolvida em muitas coisas, mas a principal delas é uma boa notícia!

Recebi com simplicidade, através de um e-mail: "Cara Dulcinéa, seu livro está pronto! Att. Samuel.

Samuel foi quem fez a arte da capa do livro que está saindo do forno...

"BOLA DE CRISTAL E VARINHA DE CONDÃO – Para entender, transformar e amar"

Ainda estou tomada pela emoção! O primeiro livro! Minhas lembranças percorrem todas as minhas experiências "primeiras"...

A primeira escola, o primeiro dia em Brasília, o primeiro beijo, o primeiro filho, a primeira filha, a primeira árvore que plantei.

Dizem que para nos realizarmos é preciso gerar um filho, plantar uma árvore e escrever um livro.

Por esse critério, eu estaria, então, realizada. Sinto-me feliz, sim. E realizada, também.

Mas, para mim, esse não é o final da estrada. Pelo contrário; é o início de um novo papel.

Quando comecei minha jornada como psicóloga, não imaginava nem almejava chegar até aqui. O processo da publicação do livro começou a partir do consultório, das experiências relatadas e trabalhadas nos grupos de terapia. As crônicas do blog, compiladas e acrescidas de outras inéditas, deram origem ao livro que está saindo do forno... quentinho, com aquele cheirinho de pão fresquinho, que abre o nosso apetite e nos faz comer aquela pontinha, mesmo antes de chegar em casa.

Do texto até aqui foi um caminho... entre idas e vindas de e-mails trocados com o escritor Nelson de Oliveira, que é assistente editorial da LGE, fomos construindo o formato do livro. Nelson é escritor experiente, além de doutor em literatura. Foram importantes os feedbacks do Nelson e as suas sugestões para aprimorar o texto inicial. A interação com o Tadeu Costa Moreno, que fez as ilustrações, também foi enriquecedora. Houve um ajustamento crescente entre o texto e as ilustrações. Ao final, ele relatou que, à medida que foi lendo o livro, foi se envolvendo e assimilando o estilo e o conteúdo, estreitando, assim, a sintonia entre o texto e as ilustrações. Então veio a construção da capa. Aí entrou em campo o Samuel Tabosa de Castro, coordenando a diagramação e formatando a arte da capa do livro, utilizando duas vinhetas das crônicas. Foi ele quem escolheu as vinhetas. Teve a sensibilidade de escolher para a capa a ilustração sensivelmente captada pelo Tadeu, que resume o conteúdo de todo o livro: é nos olhando no espelho das águas do inconsciente, reconhecendo a nossa alma, que podemos transformar nossa vida e nossa história, amadurecendo e nos preparando para amar!

Finalmente, a última leitura, aquela que peneira com olhar cuidadoso, para deixar o livro perfeito, como o Nelson sempre insistiu para ser. Ela foi feita pela minha amiga Irene Fagundes Silva, a Neca, a amiga que inspirou uma das primeira crônicas publicadas, Andando de bicicleta. Euclides Fagundes, o Quico, seu irmão, que é músico e compositor, foi o primeiro que me encorajou a mostrar os meus escritos, e a Ana Cecília, a Tita, a caçula da família que tanto me incentivou, é uma das principais comentadoras do blog.

Meu agradecimento a todos os que participaram dessa construção conjunta, que se iniciou com a troca no consultório, com as minhas próprias histórias, com a troca entre os leitores do blog, numa corrente onde os elos foram formados pelos encontros e fortalecidos pela cumplicidade e a união.

De coração, meu agradecimento a todos!

A Deus, o Criador, que nos dá o talento da criação!

À minha família, o seio de fomentação de tudo o que vivi.

A todas as pessoas com quem cruzei pelos meus caminhos, que deixaram um pouco de si para mim.

Aos meus filhos, frutos do meu ventre, que me alimentam de carinho e me fazem cada dia uma pessoa mais feliz e melhor.

Aos meus amigos sinceros, cuja cumplicidade, incentivo e apoio me fortalecem e não me deixam cair, quando tropeço.

Aos meus clientes, que me fazem entender a alma e o sofrimento humano, que abrem a porta de seus corações e permitem que meu bisturi toque suas feridas.

Aos leitores do blog, que me incentivaram a continuar escrevendo, através de seu apoio e do confronto de idéias.

A toda a equipe da LGE Editora, que me encontrou perdida no meio do caminho, com uns rabiscos nas mãos e me ajudou a transformar tudo aquilo no livro que hoje está sendo publicado.

A todos, a minha eterna gratidão! Mais do que a publicação do livro, é, para mim, um processo de crescimento e transformação pessoal.

Que o livro cumpra o seu papel na construção de um mundo melhor! É esse o meu desejo!

Obrigada!

Em breve serão divulgados a data e o local do lançamento oficial, mas o livro já pode ser encontrado nas lojas de Brasília da livraria Leitura.

Comentários

  1. Parabens Dulcineia pela publicaçao de seu primeiro livro. Que muitos outros venham! Gosto de ler o que vc escreve, parece sempre que vc esta conversando com a gente .Excelente, parabens,
    Maria Laura Patto

    ResponderExcluir
  2. Dulcinea,
    Fico feliz por sua realização. Parabéns!!
    Bj.
    Alda

    ResponderExcluir
  3. Oba!!!!
    Vou comprar, ler e saborear, tenho certeza.
    Parabéns por não desistir do seu desejo, melhor, por sustentar este desejo, o que ao meu ver, não é pra qualquer um.
    bjão carinhoso e cheio de admiração,
    Soraya Pereira

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga
    Parabéns!!!!
    Estou feliz por você!!!
    Quando vai ser o lançamento aqui no Rio?
    Estou louca para ler! E você, quando vem nos visitar?
    Beijos
    Sol

    ResponderExcluir
  5. Cara Dulcinéa,

    Lendo seu "e/mail" aqui em Santiago(Chile) nao resisti aguardar meu retorno
    para dar-lhe os meus parab'ens. Posso bem entender suas emoçoes. Que Deus continue ao seu lado e
    que este livro seja o primeiro de tantos outros, de tantas outras vitórias. Abs. Deyr

    ResponderExcluir
  6. Dulcinea,

    Recebi a notícia com muita alegria.Já vou correndo comprar, e não perco por nada neste mundo o lançamento.
    Beijos,
    Tania

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS DULCINEIA!

    FICO MUITO FELIZ POR MAIS ESTA CONSQUISTA SUA. "BOLA DE CRISTAL E VARINHA DE CONDÃO" SERÁ UM SUCESSO.

    AGUARDO CONVITE DE LANÇAMENTO. ESPERO QUE NÃO SEJA ANTES DE 03/08. DE 18/07 ATÉ 03/07 ESTAREI FORA DE BSB.

    GRANDE ABRAÇO,

    ResponderExcluir
  8. Minha Querida Fada madrinha
    Maga Bruxinha, Dulcinéia,

    com a mesma alegria com que recebi esta boa nova
    do livro prontinho, saindo do forno,
    cheirando a pãozinho quente
    envio meus parabéns, sucesso e boa sorte,
    da amiga, Edwiges

    ResponderExcluir
  9. Dulcinéia
    Desejo que este seu momento de alegria e realização seja muito duradouro e a inspire a continuar trilhando este caminho
    Nós nos conhecemos há pouco tempo, mas sinto um carinho grande por você
    Sucesso!
    Beijos
    Vera

    ResponderExcluir
  10. Dulcinéa,

    Já comecei a ler e estou gostando muito. Vou divulgar para meus contatos e orkut. Parabéns por tanta criatividade e todo sucesso do mundo!!!

    bjos,


    Lucinéia

    ResponderExcluir
  11. Olá Dulci, que maravilha!!!!!!!!! Imagino a sua felicidade............
    PARABÉNS! mas parabéns MESMO!
    E mt sucesso procê, querida amiga.
    Mts bjs e saudades,
    Terê

    ResponderExcluir
  12. Néa querida! que alegria saber que você acaba de entregar ao mundo (mais) um fruto de seu ventre. Que ele venha e cumpra o destino que lhe está traçado: tocar corações.
    Imagino que só quem já passou por essa experiência - de parir um livro - é que consiga avaliar a dimensão da alegria que nos envolve e embala, depois de toda luta que se desenrola entre o momento de entregar o texto a uma editora para avaliação, até o produto final que nos chega, ambalado numa bela capa. É companheira , você está atingindo um marco, dos muitos que ainda estarão à sua frente.
    Vou pedir à minha filha , que me traga o livro quando vier, no próximo agosto. Vou estar te aplaudindo em pé, virtualmente, no dia do lançamento oficial.
    Com muito carinho. Corintha.

    ResponderExcluir
  13. Fantástico Dulce!!!!

    Parabéns!!!

    Beijos,

    Isabel.

    ResponderExcluir
  14. Boa. Parabéns. Qdo será o lançamento? Cadê o meu exemplar? Abs,

    Euclides Fagundes

    ResponderExcluir
  15. Que notícia maravilhosa, Dudu!!!

    Vai ter festa/cerimônia de lançamento?

    Qdo a gente pode adquirir um (autografado, claro)?

    Tininha

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, Dudu.

    Que você tenha sucesso no lançamento e que o seu objetivo seja alcançado.

    Abraço,
    Apolonio e Isabel

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, Dudu! Separa o meu, estou doida para ler! Beijo, Crau

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Dudu.

    Vai ter noite de autógrafos no lançamento?

    Abs



    Daso

    ResponderExcluir
  19. Oba!

    Queremos tarde/noite de autógrafos, com direito a happy hour depois!
    Parabéns, Dudu!
    Abraços e beijos,

    Neca

    ResponderExcluir
  20. Dulcinea, P A R A B É N S





    Sei que você é muiiito competente.



    Que Deus continue ao seu lado.



    Continuo torcendo!



    Beijão,





    Saudades



    Dawton

    ResponderExcluir
  21. Oi Dulcinea,



    Parabens! E entao, vai dar serie de TV ou filme?



    Bjs,



    Lacio

    ResponderExcluir
  22. Dulcinéia, meus parabéns!


    Abraços, Henrique.

    ResponderExcluir
  23. Que chic eu sou...tenho uma amiga escritora de verdade!!!!
    Parabéns, Dudu!
    Também quero um livro autografado, é claro.
    Beijos,

    Dette

    ResponderExcluir
  24. Parab´ns, Dudu!!!

    Com certeza vou comprá-lo e divulgá-lo.

    Bjs, Leonora

    ResponderExcluir
  25. Oi Dulci:
    Parabéns pelo livro, quero meu exemplar também.
    Abraços
    RUBENS TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo Lançamento do Livro. Fiquei chateada de não pegado o meu exemplar lá na Igreja. Muito sucesso, você merece. As cores ficaram bonitas fortes e expressivas como a autora.

    ResponderExcluir
  27. Minha presença está mais que confirmada, dia 05!!!
    Sinto como se ganhasse um irmão. Já o amava, antes mesmo do nascimento.
    Acompanhei a gestação e agora: o "PARTO"! Olé!

    Amo a mãe! Amo o filho!

    Estarei assistindo de camarote ao sucesso de sua cria.
    Parabéns!!!

    Érica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa