PÁSCOA!

Estamos na Semana Santa!

Santa quer dizer sagrada! No caso, a Semana é Sagrada porque nela comemoramos a morte e a ressurreição de Cristo.

Para os cristãos, é data magna. Pois o que justifica o Cristianismo é a Redenção!

Na saída do paraíso, pelo pecado: a morte e a separação. Mas na redenção temos o resgate de nossa condição de filhos amados de Deus.

É na aceitação plena dessa verdade que nos fazemos mais próximos de Deus.  Para mim, que sou cristã e que também entendo, pela psicologia, o processo de individuação, vejo na Páscoa cristã o simbolismo do  processo de individuação. A possibilidade de nos tornarmos cada vez mais quem realmente somos! A conclusão da jornada do nosso Eu!

O reconhecimento de nossas fraquezas, de nosso lado sombrio, é necessário para se dar início a essa jornada. Aquilo que se desejaria fazer de bem, nem sempre se consegue e o que não se gostaria de fazer de mal, muitas vezes acontece. Essa é a fraqueza do ser humano e o seu principal conflito. O reconhecimento dessa fraqueza é que nos impulsiona a buscar a integração de nosso Eu. Nos leva a buscar a integração e a completude através da integração de nosso lado masculino, para as mulheres, e do lado feminino, para os homens. Somos impulsionados a ser pessoas plenas, integradas para, finalmente, chegarmos ao nosso âmago, nos tornando cada vez mais próximos de nosso verdadeiro Ser, cada vez mais próximos de nossa Essência.

Isso acontece com o reconhecimento de que é necessário um sacrifício para que essa integração aconteça. Para os Cristãos, esse sacrifício foi feito por Cristo e, pela fé, isto é, aceitando esse passaporte, é possível resgatar a nossa condição divina.

Por isso gosto tanto da Páscoa! É uma oportunidade de refazer a cada ano esse ciclo. De trazer à memória o que pode nos dar a esperança de sermos pessoas mais próximas de nosso Eu Divino. A possibilidade de sermos mais próximos da Graça do Pai que nos recebe e nos ama tal como nós somos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa