“DESPREGUIÇANDO...”

Aos poucos ele foi acordando... ficou ainda um tempo na cama pensando nas perspectivas da nova etapa que se iniciava... foi espreguiçando o corpo adormecido pela pausa do descanso. Esticando, puxando, sentindo cada um de seus músculos, estalando as articulações enferrujadas.

Estava com preguiça de se levantar!

Às vezes confundimos a lentidão do corpo e da mente com a preguiça. Há momentos em que a mente e o corpo estão, realmente, lentos. A máquina ficou parada e leva algum tempo para aquecer. Às vezes isso tem a ver com cansaço. Cansaço mental! Cansaço corporal! Cansaço de ter trabalhado muito! Cansaço de não ter feito nada!

Para mim, esse cansaço de não ter feito nada é o que eu chamo de preguiça. Preguiça gostosa de ficar um pouco mais na cama. Preguiça de sair e vontade de ficar o dia inteiro em casa, almoçando comida "delivery", assistindo DVD ou tantos outros programas descompromissados na TV.

Há pessoas que consideram a preguiça “coisa feia”. Lembram-se da fábula da cigarra e da formiga. A formiga estava sempre a trabalhar, a cigarra a cantar. No inverno a formiga tinha o seu estoque de alimento para toda a estação. A cigarra, não! A cigarra foi bater à porta da formiga... afinal ela merecia couvert artístico. A formiga trabalhara com fundo musical! Pobre cigarra: levou uma "porta na cara". A formiga “não estava nem aí” para a arte e a cultura... Não sabia que uma parte do imposto de renda pode ser dedicada ao patrocínio da arte. Não sabia que cantar também é trabalhar!

Ouvindo essa fábula desde criança, contada pelas mães preocupadas com a falta de vontade dos filhos de ir à escola e de estudar, muitas pessoas crescem sem se permitir descansar. Sentem-se culpadas e ocupadas o tempo todo. Não se deixam ficar ao tempo e ao vento. Não se permitem ficar sem fazer nada de vez em quando.

Até Deus descansou! Trabalhou com afinco durante seis "dias" e no sétimo descansou. Ou trata-se de uma descrição simbólica, ou o dia dEle deve ser tão grande quanto Ele. O fato é que parece que Ele continua descansando até hoje. Ele fez tudo certinho e deixou tudo funcionando direitinho. Só que deu "vírus" no seu computador. Algum vírus implantado por pessoas “que não estão nem aí” para o planeta. E enquanto Deus tira a sua soneca, não percebe que o sistema de chuvas anda descontrolado, o aquecedor global aquecendo demais e o ar condicionado desregulado.

O ANO então, pensando em tudo isso, percebeu que estava na hora de se levantar. "Há muito trabalho a fazer...."

Comentários

  1. Oi, Dulci

    Uma abordagem muito legal sobre a preguiça. Eu mesma levei um bom tempo para aprender a ficar sem fazer nada. E assim como você disse, assistir programas descompromissados, ver filmes, ler alguma revista, não é não fazer nada. Não parece trabalho, assim como cantar.
    Um beijo, Tania

    ResponderExcluir
  2. Oi Tia,

    Realmente, existe grande diferença entre a preguiça, que considero uma vontade inercial de ficar parado, do descanço devido. Muitas vezes, ao não perceber isso, acabamos pressionando as pessoas a nossa volta, e a nós mesmos, não nos permitindo desfrutar, regozijar, aproveitar os frutos do nosso trabalho.
    Aproveitando, congratulo pelo excelente trabalho! Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Paulinho e Tania pelos seus comentários! Vamos começar este ano "despreguiçando", mas sem esquecer de usufruir.... a vida é bela!
    bjs
    Dulcinéa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa