COMEÇAR DE NOVO



Cada ano que finda é mais uma página virada em nossas vidas!

É um tempo em que se aproveita para fazer reflexões sobre o que se passou. É tempo de fazer promessas que nem sempre serão cumpridas. É tempo de avaliar, reavaliar, repensar, planejar.

É tempo de pensar quão depressa passa a vida.É tempo de fazer contas, ou não... é tempo de viajar, de tirar férias. É tempo de festa e de comilança....

É tempo de ritual: branco ou outras cores que signifiquem aquilo que se quer realizar. É tempo de tomar banho de cheiro, de arruda – para dar sorte –, de comer lentilha, para ganhar dinheiro.

Cresci, como neta de libaneses, tomando uma tradicional sopa de lentilhas. Receita de família. Receita da minha avó! Um dia a família ficou sabendo que comer lentilha na passagem de ano trazia sorte e dinheiro.... Como nós já gostávamos mesmo da tal sopa de lentilhas, a família passou a comemorar sempre com a sopa. Virou tradição! Se desse mesmo certo, acho que eu e todos da família já estaríamos ricos....Acontece que, como muitos outros rituais e sugestões, tudo não passa de superstição.

Mas tem um ritual... esse eu recomendo. Dou garantias de que dá certo!

Pegue um papel em branco e uma caneta. Faça uma lista de tudo o que você viveu e não gostou. Liste as mágoas e rancores que você guarda em seu coração. Em seguida, medite sobre cada um desses itens de sua lista. Reflita sobre o motivo que gerou aquela insatisfação. Pense na sua responsabilidade sobre o que aconteceu. É fácil imputar sempre a culpa no outro... mas para que esse ritual dê certo, é preciso ser honesto e pensar: qual a minha parte de culpa pelo que ocorreu?

Em seguida, pegue um outro papel em branco. Da primeira lista, pense, para cada um dos itens da lista anterior, como você pode mudar a situação. O que você pode mudar no seu jeito de ser e de agir para evitar outras situações semelhantes, ou transformar o que aconteceu. Dessa reflexão, vá listando o que você pode fazer para ser, no ano que se inicia, uma pessoa diferente. Uma pessoa mais feliz.

Para finalizar, queime o primeiro papel. O papel da lista com as coisas que você não quer mais para sua vida. Mas QUEIME mesmo!!!! Cuidado para não botar fogo na casa.... mas, queime! E enquanto a chama apaga tudo aquilo que você não quer mais, acompanhe com os olhos a fumaça que leva para o alto, como um ritual de entrega, de sacrifício, tudo aquilo que você quer deixar. Parece fácil, mas não é não...

Em seguida, depois de queimadas as coisas que você não quer mais, pegue o segundo papel. Aquele em que você escreveu suas propostas de mudança. Leia-as novamente. Aproprie-se delas. Agradeça pelas mudanças que já estão ocorrendo em sua vida. Guarde o papel num lugar em que você vai sempre vê-lo. Um livro, por exemplo, ou o espelho do banheiro, ou qualquer outro lugar visível. Guarde-as, principalmente, em sua mente e em seu coração!

Cumprindo esse ritual com sinceridade, com verdade e com vontade de mudar, tenha certeza de que as mudanças começam a acontecer mesmo antes de você perceber. Tenha certeza de que no próximo ano, quando for repetir o ritual, você perceberá o quanto mudou, mesmo sem perceber. Você, durante o ano, vai começar a perceber que as pessoas o vêem diferente, mesmo que não se manifestem a esse respeito. Você vai perceber que novos relacionamentos vão surgir na sua vida. Haverá, certamente, relacionamentos que irão... sendo uma pessoa diferente, você vai atrair pessoas e relacionamentos diferentes também.

Pode ser que você ache isso tudo que falei uma grande bobagem e nem consiga acreditar na proposta.... fazer o quê?

O ritual de mudança só dá certo para quem quer mudar! Para quem deseja se aperfeiçoar! Para quem tem a coragem de olhar para si mesmo e, humildemente, ver o que precisa mudar. Para quem tem vontade e persistência!

O ritual só dá certo para quem acredita! Não só na proposta, mas principalmente para quem acredita em si mesmo e na sua capacidade de mudar!

Comentários

  1. Lindo o texto.
    Desejo pra você, ou melhor, pra nós, mudanças bem significativas e concretas.
    Desejo que o desejo de desejar permaneça conosco.
    Um belo e tranqüilo 2009.
    Que ele venha...
    bjão,
    Soraya

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa