“EM TUDO DAI GRAÇAS”

Hoje é Dia de Ação de Graças!

Aqui no Brasil quase não se comemora o Dia de Ação de Graças! Seria por que o comércio não tem interesse?

Com o Natal é diferente. Quando termina a semana da criança, o comércio já prepara as vitrines para o Natal. Dessa forma ninguém se esquece, pois as crianças já começam a fazer suas listas com tudo aquilo que pensam que precisam.

Nos tempos de antigamente, sem querer ser saudosista, tudo era mais simples. Até os presentes que as crianças pediam eram mais baratos.

Hoje, com tantas atrações tecnológicas, fica difícil fugir do desejo de ter tudo aquilo que sai de novidade. Mal compramos um celular último tipo e é lançado um novo com mais recursos. São os brinquedos de gente grande: smartphones, notebooks, câmeras digitais, TVs LCD e por aí vai....

As necessidades passam a ser criadas a partir do desejo de obtê-las e não das condições para que elas serviriam. Quando queremos ter aquele "brinquedo novo", nós, adultos, muitas vezes, sem ter consciência disso, estamos compensando as nossas frustrações pelos brinquedos desejados que não ganhamos quando éramos crianças. E aí, como "agora eu posso", vão se presenteando com cada novidade que aparece.

Bom, se a renda permite, ótimo! Por que não? O problema é que existe uma grande parte da população de classe média que, não resistindo às tentações, recorre à "fada madrinha", ou ao "gênio da lâmpada": os cartões de crédito e os cheques pré-datados. E aí, entrando no cheque especial, ou sem conseguir quitar seu saldo mensal, vão deixando acumular dívidas, pagando juros altos e cada vez se enrolando mais. Chega a um ponto, quando se percebe que está completamente enrolado, para não enfrentar o problema de frente, nem fazem mais as contas e pensam assim: já que eu estou endividado mesmo, que diferença faz ficar mais endividado ainda?

Esse tem sido um mal que tem levado muita gente à depressão, aos conflitos familiares e às vezes até mesmo às separações. Pessoas que não conseguem controlar os seus orçamentos.

Quem sabe, então, ao invés de comemorarmos com tanta intensidade o Natal, passemos a enfatizar mais o Dia de Ação de Graças: vamos agradecer por tudo que temos!

Pela vida, pela saúde, pela natureza, pelos amigos. Pelo alimento a cada dia - quantos passam fome? - Pela nossa casa, mesmo não sendo aquela dos sonhos - quantos não tem teto? - Pelo carro, mesmo não sendo do ano nem o último modelo - quantos andam a pé? - Pelo celular, mesmo que não seja o modelo mais avançado - lembra de quando não existia celular? - Pelo computador, mesmo que seja lento - lembra do tempo da carta e da máquina de escrever? E assim podemos ir agradecendo cada uma das pequenas coisas que às vezes achamos que não são importantes....

Essa pode ser uma boa forma de começarmos a nos sentir mais satisfeitos. Um antídoto para os nossos desejos frustrados e a insatisfação que se traz desde a infância.

Quem sabe, dessa forma, se consiga comprar menos, endividar-se menos e, certamente, ser mais feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa