UM ANO DE VIDA!

Hoje é dia de festa!

Este Blog está completando hoje, dia 02 de setembro, o seu primeiro ano de existência! É tempo de comemorar, mas também é tempo de avaliar!
A idéia deste blog começou a partir da minha experiência com grupos de terapia. Moreno, o criador do Psicodrama, trouxe ao campo da psicoterapia a possibilidade do compartilhar a si mesmo através da experiência em grupos. Iniciou com a arte: a arte cênica, o Teatro Espontâneo.

No Teatro Espontâneo, que acontecia em um auditório, encenavam-se as peças da vida. Não havia script pré-estabelecido. Havia uma atriz, a Bárbara, que sempre desempenhava papéis “ingênuos, heróicos e românticos”: o sonho de todo homem para sua esposa. Não demorou e encontrou quem por ela se apaixonasse. George, um poeta, assíduo freqüentador do Teatro Espontâneo, com ela se casou.

Tudo parecia que seria a realização de um sonho. Mas a convivência diária trouxe à tona a verdadeira personalidade de Bárbara, que não era nem tão meiga, nem tão angelical como parecera no Teatro Espontâneo. George então procurou Moreno para pedir-lhe ajuda. O que estava acontecendo? Sentia-se ludibriado, como quem "compra um produto" e, ao chegar em casa, descobre que foi vítima de propaganda enganosa.

Qualquer semelhança com as histórias que se vive até hoje não é mera coincidência. Uma das maiores buscas das pessoas é encontrar um parceiro com quem possa compartilhar sua vida em paz e harmonia. Mas a convivência do dia-a-dia encontra seus entraves nas histórias, hábitos, crenças e costumes que cada um leva para o casamento em sua bagagem.

Moreno, então, percebendo o que estava acontecendo, teve uma idéia: como diretor que era do Teatro Espontâneo, deu à Bárbara os papéis opostos ao que ela desempenhara até então. No palco Bárbara pôde viver sua própria personalidade: sua própria sombra, tendo oportunidade assim de integrá-la. Moreno, em sua obra PSICODRAMA, conta que Bárbara, ao se reconhecer nos papéis que representava, ria de si mesma. Em casa, o comportamento foi mudando e Bárbara assumiu o seu lado mais belo. Era o início do Teatro Terapêutico que deu origem ao Psicodrama e ao Sociodrama.

Com essa nova visão da psicoterapia, Moreno abre a possibilidade de, através da arte, trazer a cura. Na mesma obra, Moreno aponta para os caminhos futuros da psicoterapia, sugerindo a dança, a música, o cinema. Talvez, se vislumbrasse o que seria a WEB na atualidade, Moreno também teria sugerido a “BLOGTERAPIA”.

Foi assim que surgiu a idéia deste Blog. Proporcionar a um número ilimitado de pessoas o ver-se através da experiência compartilhada. Os temas inicialmente surgiram das questões trazidas e elaboradas pelos clientes na clínica psicológica. Nos grupos, após o aquecimento e a dramatização, há um momento de compartilhar as emoções vividas naquela seção e a elaboração do conteúdo vivenciado. A partir dos temas dessa elaboração surgiam as primeiras crônicas.

Imediatamente houve a reação dos leitores do Blog, tendo a oportunidade de elaborar melhor os seus conteúdos internos. A partir dos comentários que eram feitos tanto por escrito, no Blog, como no consultório, surgiam novas crônicas, num encadeamento de temas que aqueciam os processos de outros clientes também.

O universo dos leitores rapidamente foi crescendo, pois os próprios participantes desse processo, desejando compartilhar aqueles conteúdos com seus amigos, companheiros, filhos e demais pessoas envolvidas em sua vida, enviavam as crônicas para eles. A leitura das crônicas por essas pessoas facilitava a comunicação interpessoal. Podiam então falar a mesma linguagem, entender em conjunto o que estava acontecendo no relacionamento.

Hoje já não sei quantas pessoas lêem o Blog e as crônicas. A maioria não faz seus comentários por escrito, mas sempre que se encontram comigo comentam sobre seus conteúdos. Considero que a experiência está alcançando os objetivos propostos.

No início deste ano, desejosa de compartilhar as crônicas com pessoas que não acessam a internet, selecionei algumas crônicas e imprimi, para presenteá-las. Percebi então que praticamente já tinha um livro escrito. A partir dessa seleção inicial, e acrescentando crônicas inéditas, ainda não publicadas, formou-se o primeiro livro, que já está no prelo e em breve será publicado pela LGE Editora.

Neste primeiro ano de existência temos, portanto, muito a comemorar. O sucesso se faz pela participação de todos os leitores, principais incentivadores e alimentadores desse processo de grupo que extrapolou as paredes do consultório. Extrapolou os limites no tempo e no espaço. Realiza-se desta forma a proposta moreniana: "O nosso Encontro permanece a meta sem cadeias: o Lugar indeterminado, num tempo indeterminado, a palavra indeterminada para o Homem indeterminado".

Meu agradecimento aqui, em primeiro lugar, a Deus, que nos faz participantes de Sua criação através da criatividade com que nos presenteou! Aos meus pais, que, através dos livros a que tive acesso e das histórias que me contaram, ajudaram a desenvolver em mim o talento da expressão através da escrita. Aos meus filhos, que me ensinam mais do que eu os ensinei (inclusive as noções de informática que me possibilitaram utilizar a Web). Aos meus terapeutas, professores, supervisores e mestres, que me ajudaram a chegar até aqui e ser hoje quem sou. Aos amigos que me incentivaram a começar a escrever e a mostrar o que eu já escrevia. A todos os leitores que sempre manifestaram seu carinho e incentivo através de comentários escritos ou pessoais. A todas as pessoas que, através do nosso Encontro, me ajudaram a ser uma pessoa melhor!

A todos vocês, minha homenagem nesta data! A todos vocês, minha gratidão e meu afetuoso abraço!



Só temos a comemorar! Todos estão convidados para um brinde!
Sábado, dia 06 de setembro, a partir das 12 horas no restaurante Flor de Lótus, na 102 sul.
o Flor de Lótus é um restaurante natural com opção de peixes, no sistema de self-service a quilo. Aos sábados é servido um delicioso bacalhau! Cada um será responsável pelo seu consumo, mas o vinho será por nossa conta.
Venha brindar conosco!
Confirme sua presença até quinta à noite, pelo e-mail dcassis@gmail.com


Vale lembrar e publicar novamente a primeira postagem, onde
eu expunha o objetivo do Blog.

A idéia deste blog começou a partir da minha experiência com grupos de terapia.

O processo de psicoterapia em grupo é potencializado pelo compartilhamento entre seus membros das suas angústias, medos e dificuldades de relacionamento e no espelho que o grupo proporciona para a iluminação do caminho de cada pessoa. Ao compartilhar o seu processo, cada membro do grupo proporciona aos outros a oportunidade também de se ver, de encontrar as suas próprias soluções. A grande "mágica" dos grupos de terapia é que você pode "entrar mudo e sair calado", como tenho dito àquelas pessoas temerosas de participar de um grupo de terapia, mas com certeza sairá diferente.

Com o advento da tecnologia, dos novos tempos da web, podemos compartilhar idéias e experiências com internautas pelo mundo inteiro. O objetivo da criação deste blog é que, através do compartilhar de minhas reflexões, você, leitor possa também estar refletindo sobre sua própria existência, suas dificuldades, seus medos e angústias, elaborando e construindo novos caminhos.

Nosso encontro acontece no espaço virtual e atemporal, na medida em que para cada leitor o mesmo texto torna-se uma experiência única, pois só haverá significado real a partir das reflexões de suas próprias experiências.

É a minha contribuição, uma gota de água na construção de um mundo melhor.

Comentários

  1. Parabéns Mãe!
    Obrigada por estar sempre tornando meus dias melhores com suas belas palavras. :-)
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Musiquinha pro blog
    Hoje vai ter uma festaaaaa
    Bolo e guaraná, muito doce pra você-ê
    É o seu aniversáááário
    Vamos festejar, os amigos recebe-er
    Mil felicidades e amor no coração!
    Que a sua vida seja sempre doce e emoção!
    Bate bate palma, que é hora de cantar!
    Agora todos juntos vamos lá:
    Parabéns! (clap clap)
    Parabéns! (clap clap)
    Hoje é o seu dia, que dia mais feliiiiiiz!!
    É big! É big! É big é big é big! É hora! É hora! É hora é hora é hora!
    Ra..... ti.... buuuuuuuuuuuuuuuuuuuum!!!!

    ÊêÊêÊêÊêÊêÊêÊêÊêÊeÊêÊêÊêÊêÊêÊêÊêÊêÊe
    Viva o blog!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa