VERDADEIROS CAMPEÕES

Ninguém gosta de perder. O atleta não quer perder a competição. No trabalho, não queremos perder nossa posição. Não queremos que nosso candidato perca as eleições, nem que o nosso time perca o campeonato. Nos Jogos Olímpicos, não queremos que os atletas brasileiros percam as competições; na Fórmula 1, não queremos que os brasileiros percam a corrida; na Copa do Mundo, não queremos que o Brasil perca nenhuma das partidas. Ele precisa ser sempre o campeão!

Desejamos que os nossos filhos tenham sucesso. Desejamos nos realizar através deles. Desejamos nos realizar através de todos os nossos ídolos; por isso não queremos que eles percam.

Não queremos perder pessoas queridas, não queremos perder objetos de valor afetivo, não queremos perder dinheiro e propriedades.

Todos nós, em maior ou menor grau, somos apegados. Podemos ser apegados às pessoas, aos bens materiais, às idéias, às preferências, à nossa produção artística ou intelectual, aos nossos costumes, ao nosso espaço... e aí vai a lista de possibilidades de apego.

As religiões nos falam sobre as conseqüências do apego em nossa vida. Segundo o budismo, a origem do sofrimento é o apego. No Cristianismo este também é um tema constante. "Deixar pai e mãe", "ofertas e dízimos", o apego às riquezas, são exemplos que não cabem ser aprofundados aqui. Nas outras religiões, pelo menos nas que estudei a respeito, sempre há alguma doutrina ou orientação nesse sentido. Faz parte do tema religioso em geral desapegar-se das coisas terrenas para alcançar um grau de espiritualidade desejável.

Do ponto de vista psicológico, o desapegar-se exige muito trabalho interior. Muitas vezes achamos que estamos desapegados, mas pode ser um "disfarce" de nosso inconsciente, pois somos tão apegados que não suportamos a idéia de perder aquele/aquilo que amamos. E aí, quando os perdemos, o baque é muito maior, manifestando-se muitas vezes além de fortes depressões, em doenças físicas. Reconhecer nossos apegos, ao invés de negá-los, faz parte de nosso caminho de individuação.

Individuação não é a mesma coisa que individualismo. Individuação é o processo de desenvolvimento interior através do auto-conhecimento, que nos faz cada vez mais próximos de nossa verdadeira essência. É voltar a ser o que realmente somos.Quando estamos "longe de nós mesmos", daquilo que realmente somos, ou não nos aceitamos como somos é que necessitamos sempre ganhar o jogo da vida.

Quando somos o que somos, sabemos que não precisamos provar nada a ninguém, pois já provamos a nós mesmos que somos verdadeiros campeões!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa