LUZ E SOMBRA! SOMBRA E LUZ!




Hoje acordei cedo! Para mim, não é novidade acordar a esta hora, mas hoje comecei o dia diferente.

Abri a janela do escritório e levantei as persianas. Quando olhei o horizonte... Lá estava o sol nascendo!

Fiquei admirada como, morando há cerca de um ano neste apartamento, só hoje abri a janela de madrugada. Pensei no que estava perdendo todo esse tempo.

Lá estava o sol: bem faceiro, como a noiva que se desnuda, aparecendo sorrateiro entre as nuvens carregadas deste chuvoso mês de janeiro.

O clarão ofuscava a vista. Lembrando-me da recomendação, no caso de eclipses, corri em busca de uns óculos escuros. Através da sombra proporcionada pelos óculos, pude visualizar o movimento do sol, nascendo, surgindo.

Foi um momento mágico e curto. Logo ele se escondeu novamente entre nuvens. Tentei fotografar. Mas a cena que eu consegui registrar ficou escura. Foi só um momento, talvez um ou dois minutos, em que pude observar o sol. Mas ficou a certeza de que ele estava presente, cumprindo o seu papel diário de iluminar nosso dia, clarear nossa vida.


Fico refletindo sobre esta experiência: quantas vezes deixamos de "abrir nossa janela", para ver o horizonte de nossas vidas? Quantas vezes só valorizamos os "dias claros", sem nuvens? Queremos que todos os nossos dias sejam só de alegria!

Mas como perceber e valorizar o "sol", se não houvesse "nuvens" que o escondessem? Como observar a luz, vivenciar a esperança, se não for através da "sombra"?

A vida se faz de contrários: "No princípio (...) viu Deus que a luz era boa: e fez separação entre a luz e as trevas. (...) Criou Deus o homem à sua imagem. (...) homem e mulher os criou”.


Luz e Sombra! Masculino e Feminino! Que interagem, que se opõem, se complementam e se integram!

Para ver a luz, é necessária a sombra. Se tudo fosse bom, não valorizaríamos os momentos bons. Se não houvesse os momentos de insatisfação, não vivenciaríamos a sensação de satisfação.


Através do Feminino, o Masculino! Através do Masculino, o Feminino.


Através da Luz, a Sombra. Através da Sombra, a Luz!

Comentários

  1. O amanhecer e muito lindo. Para mim e mais lindo que o anoitecer. O sol da um espatáculo todas as manhas e a maioria da plateia permanece dormindo. Quero continuar acordando cedo para ver esse espetaculo. E que muitos horizontes se abram por meio desta reflexao.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa