VOLTE PARA CASA – Mensagem de Natal

The return of the prodigal sonc. 1662 (210 Kb); Oil on canvas, 262 x 206 cm; The Hermitage, St. Petersburg



Aldo Fagundes





Tenho um amigo, homem ilustre, que quando é atingido por algum problema grave, volta para a casa paterna, para ali chorar sua tristeza। A casa onde ele mora é ampla e confortável. A casa paterna é simples, humildemente perdida em uma vila de periferia. Mas é a casa paterna.



Lembro-me que eu e meus irmãos muitas vezes nos socorremos do Velho Euclides e da Dona Mocita, vendo neles os sábios, com palavras sempre prontas e soluções para todos os problemas। Sim, dentro de nós é muito forte a voz que ressoa: volte para casa!






Os psicólogos entendem e ensinam sobre esse sentimento de aconchego e segurança da casa paterna।




Por isso já vi pessoas maduras, talvez 50 ou 60 anos de vida, desesperarem-se com a morte do pai ou da mãe porque, simbolicamente, para eles isto representou a perda da casa paterna। Ficaram órfãos. Não tem mais para onde voltar.




A fé cristã tem na casa a base de muitos dos seus ensinamentos। Por exemplo: construir a casa sobre a rocha ou construí-la sobre a areia, na belíssima metáfora de encerramento do Sermão do Monte.




Mas em se tratando de apelo de volta para a casa, nenhum texto bíblico é mais significativo do que a Parábola do Filho Pródigo। A narrativa aponta o filho, andrajoso e triste, com fome e só. No meio do sofrimento, marcado pela angústia, teve um lampejo de lucidez e disse: "Vou voltar para casa...".




A casa que é segurança।




A casa que é paz।




O Natal é o mais eloqüente convite de Deus a todos os seus filhos e a todas as suas filhas: "Volte para casa..."।




Antes, o convite fora feito pelos patriarcas e pelos profetas, mas na plenitude dos tempos Deus nos falou "por um que é o seu próprio Filho"।




É assim que compreendo o Natal: O mistério da Encarnação।




Na gruta de Belém está o Deus-Menino, o badalo do sino de Natal desperta consciências, na lembrança do eterno convite। E a estrela que orientou os Magos é até hoje luz, que ilumina o caminho: "Volte para casa".




E o convite é para todos. É universal. Todas as raças. Todos os povos. "Na casa do meu Pai há muitas moradas...", que assim interpreto: há lugar para todos. Aproprie-se da mensagem de Natal. Reconcilie-se com Deus, confie no seu amor e, sem medo, "Volte para casa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa