MEUS NOVOS JOVENS AMIGOS

Eu andava meio “carente de amigos”. Estava difícil conseguir me encontrar com eles, com tempo para conversar, bater um papo sem tempo para acabar. Todos sempre muito ocupados, trabalhando muito. O pouco tempo disponível da turma da minha idade é dedicado para encontrar os filhos, na maioria recém-casados.

Quando acontece de nos encontrarmos, o assunto acaba me deixando “pra baixo”... gira em torno da inconformidade com a política, os calores da menopausa, os casamentos desfeitos, os amores não correspondidos, as cirurgias plásticas (e outras novidades estéticas), as grifes e os “carrões”. Isso quando não falam de doenças, exames médicos e tratamentos. O trabalho com o cuidado exigido com os pais idosos, a preocupação com a carreira profissional e a despesa da festa de casamento dos filhos, a vontade de ter netos, o orçamento apertado...

Mas agora está sendo diferente. Resolvi investir na amizade com pessoas mais jovens. Tem um grupo com quem almoço no restaurante natural. É um grupo muito divertido e alegre. Tudo é motivo para riso e piada. Ninguém tem pressa nem horário.

Na igreja também resolvi freqüentar a turma dos mais jovens. É uma delícia ouvir o humor inteligente e refinado do nosso jovem professor, que incentiva a participação de todos nas acaloradas discussões sobre os mais diversos assuntos que permeiam a espiritualidade.

E, recentemente, estou me aproximando do grupo de colegas da UnB. Sábado encontrei duas delas no cinema. Depois do filme, tomamos um café, acompanhado de uma conversa gostosa e divertida. Parecia que já nos conhecíamos há anos. Outro dia, na aula, uma delas me convidou para jantar na sua casa. Convites de última hora são atitudes de jovens.

A reunião foi ótima! Não vi o tempo passar. Rapidamente me senti incluída no grupo. Os assuntos giravam em torno de festas, viagens, saídas para dançar, esportes praticados etc. Tudo “alto astral”! Havia um casal que estava comemorando o quarto ano de casamento e uma jovem que contava as peripécias de sua última festa de aniversário. Pena que eu não fui, pois ainda não era tão próxima desse grupo. Mas ela promete que a próxima festa, daqui a dois anos, vai ser melhor ainda. Essa eu não falto por nada... ela vai completar 90 anos.

O grupo de “colegas da UnB” fazem parte do GEPAFI (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos). O grupo do almoço tem idade de 13 a 7... (sabe que nem sei?). E o grupo da igreja vai dos vinte e poucos até oitenta e alguma coisa. O “jovem professor”, apesar de aparentar bem menos, já passou dos 70 anos.


A grande lição que tenho aprendido com meus novos amigos, é que ser jovem não tem nada a ver com idade cronológica. Ser jovem é ter espírito jovem. E para saber sentir-se sempre jovem é preciso ter a sabedoria que se adquire com o passar dos anos... ou... aprender com quem já passou por eles.

Queridos amigos da minha idade, por favor, não se sintam rejeitados. Vocês moram no meu coração! Vamos aprender a ser jovens também!


GEPAFI
As atividades dos Programas de Atividade Física para Idosos (A PARTIR DOS 50 ANOS)
Musculação de Segunda a Sexta de 08h00 ás 10h00
Dança de Salão Segundas e Quartas de 10h00 ás 11h00
Ioga Terças e Quintas de 10h00 ás 11h00
Tai Chi Chuan Terças e Quintas de 08h00 ás 09h00
Funciona no Centro Olímpico da UnB
Telefone de contato: 3307-2698 Ramal: 261 Pela manhã
Participe!

Comentários

  1. Concordo contigo que conversar, brincar e rir com amigos, é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Já até anotei o telefone para entrar em contato e verificar a possibilidade de também entrar para esse grupo.

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que, depois de tantos meses,a cronica ainda tem ajudado alguém...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa