Fórum – Novo Comentário. Vamos participar!

Após o feriado prolongado, vamos continuar nosso fórum, que já não é só sobre “pré-casamento”. Ele já se ampliou, abrangendo formas alternativas de relacionamento.

Nelia, a leitora que inicialmente sugeriu o fórum, disse...
“Outro dia ouvi, em um programa de TV, de um casal com problemas com filhos, que eles não sabiam elogiar os filhos e nem mesmo um ao outro. A princípio fiquei ‘chocada’, mas depois refleti sobre a situação e cheguei à conclusão de que um dos contratos mais difíceis de serem perenes em um casamento é o emocional. Com o decorrer do tempo, com a rotina do dia-a-dia, nos afastamos de afagos básicos e, se não cuidarmos, com o tempo passamos a crer que não é necessário verbalizar o amor que sentimos com os filhos e com o companheiro... Com os filhos, ainda crianças, são abundantes os carinhos físicos e verbais, já na adolescência, por vezes os filhos rejeitam e, se não ficamos atentos, passa a fase "rebelde" e o afastamento é quase inevitável. Acho importante praticarmos, diariamente, o "eu te amo", mesmo sendo considerado piegas.”
1º de novembro de 2007 10h57


Obrigada, Nélia, por mais esta contribuição!

O que vocês acham da colocação da Nélia? É comum acontecer esse afastamento, essa dificuldade de manifestar o afeto por palavras e por carinhos físicos? Por que será que isso acontece? Como fazer para reverter essa situação? É necessário dizer mesmo “eu te amo”? Só demonstrar o amor já não basta? Alguém tem alguma experiência nesse sentido para compartilhar?

Estou publicando também mais um texto, “O passado mais que presente”, com análises inspiradas no filme “O Passado”, de Hector Babenco. Acredito que o filme nos traz também vários aspectos para refletirmos sobre a relação de casamento.

Enviem seus comentários. Sua participação é importante. Se preferir, para ficar mais à vontade, não é necessário se identificar.

Comentários

  1. Olá Dulcinéia, tenho sempre acompanhado seu blog e tem sido um prazer percorrer os temas e compartilhar das experiencias e reflexoes. Continue receitando os filmes - reputo como um ótimo instrumento ! Um beijo, Cesira.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cesira! Bom receber esse retorno! Meu afetuos abraço,
    Dulcinéa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Cesira! Bom receber esse retorno! Meu afetuos abraço,
    Dulcinéa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa