Os sonhos nossos de cada noite....

"Era gostoso nadar naquela piscina. Eu ia até um pouco mais fundo, voltava e me segurava em uma barra que havia na sua beirada. Não era uma piscina comum. Era uma piscina em um navio, em alto mar. A água da piscina era proveniente da vasta água do mar."

Essa cena aconteceu em um de meus sonhos. A piscina simbolizava o meu inconsciente pessoal, interligado ao mar, que simbolizaria o inconsciente coletivo. O sonho me falava, entre outros conteúdos, da minha satisfação em "nadar" pelos meus conteúdos mais profundos. É um sonho que retrata o próprio processo dos sonhos.

O sonho é um acesso ao nosso inconsciente enquanto dormimos. Pesquisas já comprovaram o seu efeito terapêutico. Normalmente o sonho acontece na fase REM do sono. Pesquisadores observaram que, acordadas durante essa fase do sono e, consequentemente, impedidas de continuarem sonhando, pessoas submetidas a essa experiência apresentavam-se irritadas durante o estado de vigília.

Mesmo que não nos lembremos, sonhamos todas as noites, e isso já é terapêutico. No entanto, quando conseguimos nos lembrar do sonho, esse efeito é potencializado. Escrever o sonho, contá-lo para outra pessoa também aumenta o seu efeito terapêutico, o que poderá culminar com a sua compreensão.É possível entender, a princípio, um sonho, e ir ampliando posteriormente o seu significado. A linguagem do sonho é simbólica, não linear, não cartesiana. Seus múltiplos significados simbólicos se superpõem.

É comum a pergunta: "Sonhei com 'tal coisa' O que isso significa?". Interpretar dessa forma um sonho seria reduzir o seu conteúdo, correndo-se o risco, inclusive, de distorcer totalmente o seu significado. Essa abordagem é comum em publicações questionáveis, como revistas populares.

O ideal para a compreensão dos sonhos é a sua análise com um profissional. A análise considera a história da pessoa, o processo de análise, o contexto e os acontecimentos mais recentes, entre outros fatores. Ela fornece elementos para a compreensão dos sonhos, uma importante fonte de auto-conhecimento e orientação para o caminho a ser seguido na vida, a partir de decisões orientadas pelo Si-mesmo. Com certo tempo de análise, o analisando passa a compreender de forma autônoma o significado de seus sonhos. Constitui um processo também de aprendizagem.

Mas, na impossibilidade de submeter-se ao processo terapêutico - no qual, através da escuta terapêutica e de métodos apropriados, pode-se desvendar parte do significado onírico e integrar o conteúdo inconsciente - há a possibilidade, pelo menos em parte, de potencializar o efeito terapêutico dos sonhos. Escrever os sonhos, fazendo com eles um diário, já é um bom começo....

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa