"NADA EM EXCESSO" *


Um homem caminhava por uma estrada, quando percebeu um outro homem caido. Como no tempo dessa história ele não tinha recebido nenhum e-mail dizendo do perigo de se tentar ajudar alguém caido na rua, ele parou e socorreu o homem ferido. Ficou sabendo que ele tinha sido assaltado. Felizmente, como naquele tempo também não existia armas de fogo, ele ainda estava vivo.

Como naquele tempo não existia mertiolate, nem gazes esterilizadas, ele simplesmente passou óleo em suas feridas (aliás, hoje já voltaram a usar óleo nas feridas novamente).

Como naquele tempo também não existia carro, muito menos ambulância do corpo de bombeiros, o homem "bom" deu uma carona para o homem ferido em seu animal. Naquele tempo não se sabia do perigo que é socorrer um ferido dessa forma.

Seguiram viagem. Chegaram já ao anoitecer na próxima cidade, onde passaram a noite em uma pousada. Como não tinha nenhum hospital por perto mantido por impostos para atender a todas as pessoas, o homem "bom" recomendou ao dono da pousada que cuidasse do ferido, deixando-lhe algum dinheiro.

O homem "bom" deve ter tomado tranqüilamente um saboroso café da manhã e continuado sua caminhada.

O personagem da parábola do Evangelho, chamado de Bom Samaritano não desviou o seu caminho para ajudar o outro. Ele continuou a sua caminhada, pois esse era o seu objetivo. Ele demonstrou que amava o próximo, mas, principalmente, amava a si mesmo.

Eu, como pago impostos para manter serviços de segurança e saúde pública, e sabendo do perigo que é, hoje em dia, tentar ajudar alguém "caido" na rua, prefiro exercitar a compaixão ligando para o 192.


* Famosa inscrição no Oráculo de Delfos: Meden Agan (Μηδεν Αγαν):"nada em excesso".

Gravura: Domenico Campagnola (1484-1550), pintor iItaliano.O Bom Samaritano, c. 1530, têmpera sobre painel, 62.9 x 86.4 cm. Lowe Art Museum, University of Miami.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa