RECEITA PARA MELHORAR O CORAÇÃO

Dulcinéa Cassis

Hoje encerrou a enquete iniciada há uma semana, sobre a linha de publicação deste Blog. A partir da sugestão enviada por um leitor, perguntamos ao nosso público se deveríamos continuar chamando à reflexão, abordando temas às vezes dolorosos, ou abordar temas mais leves. Por onze a zero, a opção vencedora foi a primeira.

O público optou por dar continuidade a atual abordagem, mais profunda, reflexiva, realista. A vida é feita de altos e baixos, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, encontros e desencontros, casamentos e separações, nascimentos e mortes.

Logo no início da vida temos experiências de insatisfação, quando sentimos fome, e experiência de satisfação, ao sermos alimentados. Não somente a quantidade e qualidade do alimento, mas, principalmente a relação estabelecida e o clima que envolve aquele momento são fundamentais para que a criança estabeleça a consciência do que é estar satisfeito. A criança que não tem oportunidade de sentir fome, ou seja, sentir-se insatisfeita, não conseguirá entender, sentir o que é satisfação, e levará para a vida adiante a sensação de estar sempre insatisfeita.

Assim também, quem nunca passou por uma experiência de dor e sofrimento terá maior dificuldade de valorizar os seus momentos de prazer e alegria. Na percepção da possibilidade da finitude da vida é que valorizamos a própria vida.

No filme Três Irmãos de Sangue, documentário sobre a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mario, o que mais me chamou a atenção foi a sede intensa de vida que os três irmãos possuiam, força que os impulsionava para viver intensamente, criar intensamente, mobilizar ações intensas em favor da Vida, justamente pela consciência da fragilidade de suas vidas. É na certeza da morte que a vida ganha significado. Comemoramos nossos aniversários, porque estamos vivos por mais um ano!

Portanto, não poderíamos deixar de abordar todos os temas que fazem parte da vida. Negar a dor e o sofrimento é negar a própria possibilidade de vida. O sofrimento elaborado é fonte de crescimento e renovação da Vida.

Vale lembrar a receita sábia do Rei Salomão: "Com a tristeza do rosto se faz melhor o coração" (Eclesiastes)

Comentários

  1. Dulcinéa,
    Obrigada pelo convite. Adorei o texto. Nele você revela-se conhecedora da alma humana e ótima escritora.
    Grande abraço e parabéns pelo blog que, com certeza, ajudará a muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Dulce voce é uma excelente terapeuta. Seu Blog é a tábua de saLvação de muita gente.
    Pode se sentir Orgulhosa disso. O FATO É QUE VOCÊ TEM AJUDADO MUITA GENTE.Eliana
    Sobre: não saber distinguir a dor de sofrimento. Nme sie dizer o que sinto. Só sei pelas pessoas a minha volta que deveria sentir raiva paraa ficar curada.Passei pelo qaue todos dizem que foi sofrimento. Mas acho que nunca tinha passado por nada que não fosse sofrido. Asim também, quem nunca passou por uma experiência de dor e sofrimento terá maior dificuldade de valorizar os seus momentos de prazer e alegria (essa passa rápida). Na percepção da possibilidade da finitude da vida é que valorizamos a própria vida, pode ser que mude antes de estar mais próxima dessa tal de morte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa