O PRAZER DA CERTEZA DO GANHO

A experiência do Blog tem sido muito interessante e gratificante!
Chegou-me preciosa contribuição de um amigo que mora distante, uma pessoa especial que se permite, de forma muito coerente, viver o que sugere. Publico abaixo sua sugestão e minha resposta, que acho importante compartilhar.

Uma sugestão: Por que Você não escreve sobre os seguintes temas:
O PRAZER DA CERTEZA DO GANHO
UMA COISA GOSTOSA DENTRO DE MIM
AMAI A TI COMO O PRÓXIMO
PERDOA-TE, ASSIM COMO EU TENHO ME PERDOADO
LUZ, CÂMARA, RE-AÇÃO
A OUTRA METADE DA LARANJA EXISTE. SOU EU.
EU ME AMO; O SENTIMENTO DE SER ACEITO.
Sei que para uma Psicóloga deve ser difícil abordar as coisas desses ângulos, logo de cara, mas acho que as terapias atuais devem ser mais "fast food", partindo da solução e não dos problemas.
Está na hora das pessoas celebrarem a vida - o maior milagre, e não a morte, nem a morte em vida.
O Sol é claro, quente, bonito e gostoso de sentir, porque é o Sol, e não porque apareceu da escuridão da noite.
Vamos falar só das coisas boas; elas existem.
BEM-ESTAR, NO LUGAR DA DOR. CERTEZA, NO LUGAR DO MEDO. GANHO, NO LUGAR DA PERDA.
E vamos ver como essa vida é MARAVILHOSA.
Querido amigo,
Obrigada pelas suas observações!
Concordo com você que devemos ter sempre o lado otimista. Eu mesma muitas vezes sou chamada de "Pollyanna", pois sempre vejo o lado positivo, qualquer que seja a situação.
A proposta do Blog, no entanto, foi ampliar o seting terapêutico e os temas tem surgido a partir dos processos terapêuticos. Minha proposta foi exatamente fugir dos modelos de literatura de auto-ajuda, onde se sugere que as pessoas incluam pensamentos positivos em sua vida, sem contudo trazerem à tona o que está fazendo doer a sua alma.

Um mestre zen foi procurado por um discípulo que buscava crescimento pessoal. O mestre convidou-o para tomar chá. Ao servir o chá, após a xícara estar cheia, o mestre continuou servindo. O discípulo atento fala: - mestre, a xícara já está cheia, o chá está derramando.... Ao que o mestre responde: - Assim também você deve primeiro esvaziar sua xícara de tudo o que não lhe serve, para depois colocar os novos ensinamentos.

Existem muitas propostas de terapias fast-food. Elas tem sua aplicabilidade em momentos específicos da vida. Mas o verdadeiro processo de transformação pessoal na minha experiência acontece a partir da reflexão profunda. Não dá, por exemplo, para uma pessoa que está sofrendo, simplesmente falar que ela deve olhar o lado bom da vida. Você pode falar, mas ela não consegue absorver. Isso pode e deve ser falado sim, mas precisamos também ouvi-la, solidarizar-se primeiro com o seu sofrimento. Ir lá no espaço escuro onde ela se encontra para segurar sua mão e traze-la para a luz.

Se você está lendo os artigos até o final, deve estar percebendo que a chamada traduz a emoção de dor, dúvida ou sofrimento, mas no decorrer do artigo, as reflexões se propoem a ajudar o leitor a elaborar seus conteúdos e o final do artigo sempre traz o lado positivo, de esperança.

Achei muito importante suas observações. Elas devem estar refletindo o pensamento de uma parcela importante dos leitores. Essa posição pode às vezes estar refletindo um desejo de não entrar em contato com conteúdos dolorosos. Neste caso, recomendo que respeite sua posição, assim como eu entendo e respeito, e nem entre no Blog. Nem todas as pessoas desejam ou necessitam aprofundar-se em suas reflexões.

Para terminar, lembro as palavras de Fernando Pessoa: "Quem quiser passar além do Bojador, tem que passar pela dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele refletiu o céu!"

Meu afetuoso abraço,
Dulcinéa




Comentários

  1. Gosto da linha atual do blog. Apesar de alguns títulos parecerem melancólicos, vejo uma mensagem positiva em todos.
    Aos que querem falar de coisas boas de forma direta e acreditam que o processo terapeutico deve ser falar sobre as coisas belas da vida para animar as pessoas, envie aqueles lindos arquivos PPS. Aqueles com belas mensagens, fotos de paisagens, anjinhos, e outras coisas bonitinhas. Ainda tem aqueles com musiquinhas de fundo, super animadores. Acho que isso é pessoal. Tem gente que acha maravilhoso e tem um dia melhor só porque recebeu o belo pps com bebês sorrindo. Pra mim isso não funciona. Pra mim o blog está muito bom do jeito que está :-)
    Beijos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dudu...
    tenho lido todos os artigos e gosto muito... Acho que deve continuar assim porque refletir sobre dores e amores nos instrumentaliza para as experiências novas, felizes ou não.
    Leonora

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dulcinéia, tenho lido todos os seus textos e estou muito feliz por ver uma colega de profissão e amiga ter a coragem e a ousadia de se expor de uma maneira tão segura. Já não era sem tempo, pois sempre considerei você uma pessoa muito competente e sensível. Quanto a mudar a linha do blog, se, na vida, formos tratar só de coisas boas, não trataríamos, certamente, de seres humanos. E quem disse que falar de coisas profundas e de sofrimento não é coisa boa?Não são, exatamente, essas reflexões que nos fazem crescer? Você está de parabéns. Um beijo Marilda

    ResponderExcluir
  4. Os torcedores de futebol nem sempre estão convencidos de que os seus times realmente são os melhores. Mas eu soonvenci que que os filhos aão importantes paea imi. Mas que e csomente eu sou reponsável e feliz por mim mesma.

    ResponderExcluir
  5. Realmente nossa visa é repleta de momentos felizes. Mas o próprio Cristo nos lembra "No mundo passareis por tribulaçoes, mas tenham BOM ÂNIMO."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa