ANDANDO DE BICICLETA ..... A mulher aos 50 anos

Outro dia Irene, a Neca,"amiga de infância", me lembrou: “Foi você quem me ensinou a andar de bicicleta”... Eu mesma, nem me lembrava disso, mas, nesta data, quando ela completa cinqüenta anos, marco na vida de toda mulher, fico refletindo sobre o simbolismo desta frase.

Bicicleta: quem será que inventou esse transporte? Dizem que foram homens, mas na minha opinião deve ter sido uma mulher. Veja bem: transporte rápido, porque temos sempre muitas coisas a fazer, econômico, porque sempre temos que esticar o orçamento, e de equilíbrio, porque estamos sempre na corda bamba, entre filhos, marido, trabalho (ufa!!), sem se esquecer do eixo desse equilíbrio, que somos nós mesmas.

O segredo de andar de bicicleta, você lembra,Neca? É olhar sempre para frente. Se ficarmos prestando atenção nos nossos pés, vamos perder o equilíbrio e não vamos ver o que tem pela frente. Assim também é a vida da mulher, deve olhar sempre para a frente, para seus objetivos, sem esquecer de centrar-se de cuidar de si mesma. O pedalar é apenas o meio, não objetivo final. Ao pedalar, reproduzimos com nossos pés o movimento circular, que gira uma roda maior, a roda de traz, que movimenta a bicicleta. A roda da frente não tem opção, tem que girar também, acompanhando o movimento, o ritmo e a velocidade de sua companheira de traz. Quem controla o pedal, potencializa a sua força, potencializa o seu ritmo, controla todo o mecanismo. E na família, na sociedade, quem faz esse papel? Mais um ponto para a mulher!

A roda é um círculo, símbolo do infinito, símbolo de Deus. Através da roda da roca, milenarmente mulheres teceram o fio, não somente o fio das vestes, mas o fio do destino da humanidade.

Tal qual o caminho que nos foi ensinado a trilhar, andar de bicicleta, a gente nunca esquece. Mesmo que fiquemos muito tempo sem praticar, o saber está lá. Às vezes escondido, mas sempre está conosco.

Aprender a andar de bicicleta tem seus riscos. É preciso arriscar, soltar-se, para experimentar a liberdade de alcançar a velocidade e sentir o vento batendo no rosto. Quem nunca andou de bicicleta não sabe o sabor que tem, para uma criança de dez anos alcançar esse status: saber andar de bicicleta.

Hoje não temos mais só dez anos: temos muito mais, temos cinco vezes a idade de dez anos! Isso significa que podemos ter cinco vezes mais alegrias, cinco vezes mais desafios, cinco vezes mais amigos que tínhamos aos dez anos.

Nesta passagem, Neca, só tenho uma coisa a desejar-lhe, a você e todas as mulheres de 50 anos: Continue andando de bicicleta!

Comentários

  1. Dulcinéa, fiz parte desta estória. Você sem dúvida é muito talentosa e soube descrever muito bem a dinâmica vivida por nós mulheres ao longo da vida. Parabéns pelos belíssimos ensaios colocados em seu blog. Ana Cecília

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida, saudades daqueles tempos da 114... bjs, Dulcinéa

    ResponderExcluir
  3. Dulce,
    Já mandei o link para um monte de gente e nem agradeci direito. Muito obrigada pela homenagem e vamos que vamos, se a gente pára de pedalar cai, não é?
    Abraços e beijos.
    Neca.
    P.S. Estou recebendo tanto carinho neste aniversário que acho que vou continuar fazendo 50 anos até 2020!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa