ADOraveisCENTES!!!

Dulcinea Cassis

Parece mesmo que o artigo "Ninguém me ama..." tem suscitado muitos comentários. Transcrevo abaixo a contribuição da Yara, minha professora de canto:
yara disse...

Puxa Dulce, esse assunto é muito comum nas nossas vidas. Eu tenho um caso bem pertinho de mim. Só um detalhe importante, é uma mocinha de 12 aninhos. E Ela é confusa mesmo nos seus sentimentos, melancólica que só! Você bem que podia me dar umas dicas. Parabéns pelo BLOG, muito bom e muito útil. Beijinho!!!!!

Vou tentar jogar alguma luz sobre esse assunto, já que não sou especialista em adolescentes. Mas, se bem me lembro das proveitosas palavras do mestre Içami Tiba, http://www.tiba.com.br, no curso de formação em Psicodrama, a adolescência é um período onde há uma oportunidade de reparações do desenvolvimento psico-emocional. No caso sobre o sentimento de não ser amado o suficiente, como o artigo anterior aponta, é uma nova oportunidade de "rematrização", de propiciar as condições necessárias para se estabelecer vínculos afetivos saudáveis.

A questão é que o adolescente nem sempre verbaliza seus sentimentos, mas demonstra através de seu comportamento. Muitos comportamentos demonstram que, de forma saudável, o adolescente está se diferenciando dos pais, ou seja, fazem diferente do que lhes foi ensinado, o que à vezes incomoda os pais. Mas há também sintomas de que algo não vai bem. Os pais atentos percebem essas mudanças. Mas como "traduzi-las"? Como saber o que está acontecendo? Como fazer para ajudar o adolescente nessa confusão de sentimentos?

Yara, você pede dicas, mas cada caso é um caso. Se existe uma receita pronta para educação, me diga qual é.... que eu também não conheço. Educação é arte, é criação de respostas e comportamentos a partir do que está acontecendo, não dá para fornecer "dicas", mas se existe algo que possa ajudar em toda e qualquer situação é: COMUNICAÇÃO!

Comunicação é uma via de mão dupla que envolve não só palavras, mas também mensagens não verbais. O fato de uma pessoa ficar calada já é uma comunicação, pode ser "eu não quero conversar", ou "quero saber se você me percebe, mesmo que eu não chame sua atenção" ou .... quem vai saber? Comunicação também é arte, é aprendizagem no dia-a-dia, na convivência diária.

Mas uma coisa é certa: Para se comunicar é preciso TEMPO. É preciso investir tempo para conversar, mesmo que seja a caminho da escola, na hora das refeições ou durante uma caminhada. Um hábito muito comum é criar os filhos "em bloco". Todos estão sempre juntos, mesmo que em momentos saudáveis, de alegria da família. O que muitas vezes se esquece é de separar um tempinho exclusivo para cada filho. Cada um tem necessidades diferentes, de acordo com sua idade e interesses. Penso que nada mais injusto é tratar da mesma forma todos os filhos, que na realidade são diferentes e tem necessidades e interesses diferentes.

Para terminar Yara, educar é que nem aprender a cantar: não dá para aprender na teoria, precisa de tempo, precisa sensibilidade, precisa ouvir, precisa se afinar.....

Comentários

  1. Dulce, fiquei apaixonada.
    Você reforçou aquilo que já sabia.
    É verdade que queremos(pais) as coisas mais fáceis e mais rápidas. O (saber) não é o suficiente, mas a (atitude), é fundamental. Pra tudo na nossa vida, principalmente nos relacionamentos.
    Muitíssimo obrigada Dulce.
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já sabia que você sabia....
    Um beijo no seu coração!
    Dulcinéa

    ResponderExcluir
  3. Olá Dulcineia, recebi de suas mão com autógrafo e tudo, a belissíma obra que produziu - " Bola de Cristal, Varinha de Condão". Em poucas horas li todo o livro e me identifiquei com várias crônicas.
    Parabéns pela obra, é maravilhosa, singela e emocionante.

    Feliz Natal e que em 2010 suas produções continuem assim, encantando gente de perto e gente de longe, como eu.

    Bj grande de boa sorte

    Clarice - Campinas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa